"Caçador de café" explica busca por produtos especiais

20/12/2018 10h00 | por Ana Luzia Mikos
Programa de Rádio Assembléia entrevista Hugo Rocco.

Programa de Rádio Assembléia entrevista Hugo Rocco.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Programa de Rádio Assembléia entrevista Hugo Rocco.

O segmento dos cafés especiais tem registrado nos últimos 15 anos um incremento bastante expressivo na demanda em nível mundial, com média de 12% ao ano. No Brasil, a Associação Brasileira de Cafés Especiais calcula um crescimento de 19% no mercado de cafés gourmet em 2018. Entre cafés em grãos, torrado, moído e em cápsulas, as vendas devem fechar o ano em 705 mil sacas e movimento no varejo de R$ 2,6 bilhões, montante 23% maior do que em 2017.

Ouça o Podcast relacionado

A missão de levar os mais premiados cafés aos apreciadores muitas vezes fica a cargo dos “coffee hunters”, ou “caçadores de café”.  E o programa Rádio Assembleia desta quinta-feira (20) conversou com um desses especialistas. Hugo Rocco garimpa cafés e já visitou dezenas de fazendas em todas as regiões produtoras do Brasil, atrás dos melhores lotes. A habilidade não está apenas em encontrar os melhores grãos, mas também ter experiência em torrar cafés incríveis, obsessão pela qualidade e equilíbrio da bebida e a vontade de que mais pessoas sintam essa alegria que é tomar um café especial. “Pode ser que a pessoa nunca consiga tomar o melhor vinho do mundo, ou a melhor cerveja do mundo. Mas certamente pode ter acesso aos mais premiados cafés do mundo”, explicou.

Considera-se café especial o que atinge, no mínimo, 80 pontos numa escala sensorial de pontuação que vai até 100. São avaliados atributos como: fragrância e aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura e sabor.

A ideia de encontrar e compartilhar as melhores safras do país começou em 2008, quando Rocco passava uma temporada como chefe de cozinha em Londres. Inspirado pelos diferenciais e formatos de negócio ingleses, viu sua paixão por café se transformar em oportunidade de negócio.

“Nós criamos o Moka Clube e buscamos escolher uma entre as melhores fazendas de cafés especiais do país, visitar sua estrutura, provar e escolher o café que será entregue na casa dos clientes, que viram sócios do clube. Não é apenas um produto, queremos oferecer uma experiência ao cliente”, afirmou.

Variedades – O programa da Rádio Assembleia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. Pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação