Câmaras de Umuarama e Maringá recebem Fóruns Metropolitanos

11/11/2015 14h28 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Débora M. Lorusso.
Deputado Alexandre Guimarães (PSC).

Deputado Alexandre Guimarães (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Alexandre Guimarães (PSC).

A Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Alexandre Guimarães (PSC), promove nesta quinta (12) e na sexta-feira (13) Fóruns Metropolitanos nas sedes das Câmaras Municipais de Umuarama e Maringá, respectivamente. As audiências são públicas e objetivam debater a aplicação do Estatuto da Metrópole (Lei federal nº 13.089/2015), que estabelece prazo de três anos para adequação das diferentes regiões metropolitanas às novas regras, sob risco de penalização dos gestores e inclusive dissolução da região juridicamente constituída.
Os eventos contarão com palestrantes do Ministério Público e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU/Paranacidade), que levarão informações técnicas e discutirão tanto as mudanças necessárias nas regiões de Umuarama e Maringá como o futuro de todas as metrópoles paranaenses. São convidados prefeitos, vereadores, autoridades municipais e sociedade. “Cidades podem deixar de pertencer a uma região metropolitana; uma região toda pode deixar de existir. Cada região é obrigada a ter um plano integrado até 2017. Esses assuntos podem mudar significativamente e em pouco tempo o que nós conhecemos hoje por regiões metropolitanas no Paraná. Os municípios precisam começar a discutir juntos e a Comissão vai proporcionar esses espaços”, explica o deputado estadual Alexandre Guimarães, autor da proposta dos Fóruns.
Os Fóruns serão realizados nas oito regiões metropolitanas do estado, sendo que Curitiba sediou o primeiro encontro no dia 20 de outubro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Apucarana e Campo Mourão também já receberam o evento. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.forummetropolitano.com.br.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.