Câmeras para monitorar lares para idosos podem se tornar obrigatórias

25/04/2017 17h18 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

Dez projetos estavam na pauta da sessão plenária desta terça-feira (25) da Assembleia Legislativa do Paraná. Entre eles, em 2ª discussão, a proposta da deputada Maria Victória (PP),  que  proíbe a venda, oferta, fornecimento ou entrega de clorofórmio, éter,  solvente de tinta, benzina e  fenol, a menores de 18 (dezoito) anos. O projeto recebeu emendas na Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude. Que teve  parecer favorável da CCJ, que também apresentou um substitutivo geral, além de ter recebido uma subemenda substitutiva geral de plenário.

 Também com emenda da CCJ, passou em 2ª discussão o projeto de lei  do deputado Felipe Francischini (SD), que prevê a  instalação de sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo nas instituições de longa permanência para idosos do estado do Paraná. Para o parlamentar, uma forma de proteger os idosos, já que esta é uma função do Estado.

(Sonora)

Outra proposta em 2ª votação foi a do deputado Tercílio Turini (PPS), que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa do Milho, realizada anualmente no começo do mês de fevereiro, no distrito de Paiquerê, município de londrina E ainda em segunda discussão, foi aprovado o projeto dos deputados Alexandre Guimarães (PSD) e Chico Brasileiro (PSD), que institui a Política Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. O objetivo, segundo os parlamentares, é promover campanhas de  orientação com a comunidade  sobre os sintomas do câncer bucal, além de incentivar hábitos saudáveis entre a população.  É que cuidados simples ajudam a  evitar o  câncer na boca. Se descoberta   precocemente, a doença é curável. Os dois parlamentares são dentistas e por isso  têm uma preocupação especial com a saúde bucal e fizeram questão de falar da importância da proposta.

(Sobe som com os dois)

Em 1ª discussão, foi aprovado o projeto de lei  que insere no Calendário  Oficial de Eventos do Paraná  a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose, sempre na terceira  semana do mês de  outubro, do deputado Schiavinato (PP). Outras datas para ser inseridas no Calendário, mas de  Eventos Turísticos do Paraná,  e que passaram  em redação final na sessão desta terça-feira,  foram  o segundo domingo do mês de março, dia em que se celebra no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, a Festa do Carneiro no Rolete. A proposta foi apresentada pelo deputado Gilberto Ribeiro (PRB).  E a Festa das Nações, realizada anualmente entre a última semana de abril e o início de maio, no município de Guaíra, do deputado Chico Brasileiro (PSD).

 Em 3ª votação, os parlamentares aprovaram duas propostas. Uma  dos deputados   Claudia Pereira (PSC)  e  Nelson Justus (DEM), que  institui a “Região Turística Rotas do Litoral do Paraná”, que abrange os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A proposta também prevê a inclusão da rota no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná e outra da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que institui o dia da Mulher Advogada no Paraná,  ser comemorado no dia 20 de agosto.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação