Caramuru Vôlei recebe homenagem pela conquista de vaga na elite do vôlei brasileiro
Segundo Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), que propôs a homenagem, campanha do Caramuru projeta o Paraná no cenário nacional.
Única equipe paranaense com vaga já garantida na Superliga A, campeonato nacional que conta com os times da elite do vôlei brasileiro, o Caramuru de Castro foi homenageado nesta terça-feira (5) pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “O Caramuru será o Paraná nesta competição”, assegurou Antenor Telles, diretor da equipe, que falou em nome dos atletas e da comissão técnica durante a sessão plenária.
A homenagem ocorreu por iniciativa do deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), 1º secretário do Legislativo, em reconhecimento ao título de campeão conquistado recentemente pelo Caramuru Vôlei na Série “B” da Superliga da Confederação Brasileira de Vôlei. “Mais que um título essa valorosa equipe conquistou um lugar de destaque no esporte, projetando o Paraná em todo o país”, frisou Plauto. Segundo ele, a homenagem foi a forma encontrada para agradecer o trabalho desenvolvido pelo Caramuru: “Obrigado por nos proporcionar momentos como esses. Para quem já é vencedor desejamos o sucesso”, completou.
Exemplo – Antenor Telles fez questão de destacar o esforço feito pelos atletas e pela comissão técnica para assegurar a presença do voleibol paranaense no campeonato nacional, agradecendo o apoio dos torcedores e dos patrocinadores. “Todos têm sido muito importantes na construção dessa trajetória vitoriosa”, garantiu. O diretor disse ainda que considera os atletas verdadeiros heróis pela dedicação demonstrada e os resultados obtidos durante a competição. Ele afirmou que hoje eles “são espelhos para as crianças de Castro”, que participam de um projeto de incentivo ao vôlei desenvolvido no município.
Segundo o professor Fábio Sampaio, técnico do Caramuru, além do desempenho vitorioso demostrado em quadra os atletas têm um grande compromisso com esse projeto social da Prefeitura de Castro, que estimula a prática do esporte entre os jovens. “São 450 crianças que jogam vôlei e sonham em ser como um de nossos atletas. Isso é muito gratificante”, frisou. Sampaio explicou que todo o trabalho desenvolvido buscou contar com a participação efetiva da população. Por isso, os ingressos dos jogos foram fixados em R$ 5,00 e também aconteceram diversas campanhas para arrecadação de doações com a finalidade de auxiliar projetos da cidade: “Queríamos que todos participassem, que vissem que era algo real o trabalho que estávamos desenvolvendo.” “Agora, temos a pretensão de nos firmar no cenário da elite do vôlei com um trabalho sólido e contínuo”, assegurou Sampaio, ao falar sobre os planos para o futuro.
Atletas – Já o atleta Caio Fernando da Silva Fazanha, 23 anos, atual capitão da equipe, declarou que fazer parte do time do Caramuru o fez evoluir tanto profissionalmente como fora de quadra. “Foi muito importante essa oportunidade de jogar em Castro. Não conhecia a maioria dos atletas. Foi um grande aprendizado”, sublinhou. Caio contou ainda que é do interior de São Paulo e joga vôlei profissionalmente desde os 16 anos, tendo participado de diversos times.
Foram homenageados com diploma de menção honrosa os seguintes atletas: Edenilson do Espírito Santo Arruda, Frank de Amorim, Jossimar Antônio Soares, Eric Ribeiro dos Santos, Charles Willian Simão, Gabriel Miranda Marques, Edgar Alvarenga Bulhosa Nascimento da Vitória, Robson Rodrigues Wan Der Maas, Mendelson Ribeiro Júnior, Ricardo Messias Coelho Caldas, José Eduardo Molina de Souza, Maycon Júnior Moreira, Gustavo Campelo Nogueira, Thales de Souza Falcão e Jailton Leal da Silva Júnior, além de Caio Fernando. Participam ainda da comissão técnica, que também recebeu homenagem, Odilon Zimmermann, auxiliar técnico; Elson Souza, supervisor técnico; e Marcos Vinícius Rocco, diretor de esportes.
Notícias Relacionadas
Antonio Carlos Valezi, referência em cirurgia bariátrica, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná na próxima quinta-feira (25)
Médico e professor da UEL é reconhecido por sua atuação na área da cirurgia digestiva e pela formação de novos especialistas.
Leia maisAssembleia Legislativa reconhece trajetória de quatro décadas do geólogo Everton Souza a serviço do Paraná
Proposta por Hussein Bakri (PSD), a homenagem destaca a contribuição do secretário de Estado do De-senvolvimento Sustentável para a economia e o meio ambiente.
Leia maisAssembleia homenageia geólogo Everton Souza pelos 40 anos de serviços prestados ao Paraná
Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), homenagem ao atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável ocorre na próxima segunda-feira (15).
Leia maisAssembleia Legislativa aprova homenagem a Darcy Ioris em viaduto de Palotina
De autoria do deputado Marcio Pacheco (Republicanos), PL nº 261/2026 foi aprovado em turno único.
Leia mais