Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres vai fortalecer políticas públicas femininas no estado

29/05/2023 18h08 | por Assessoria Parlamentar

a deputada cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa participou do evento de lançamento do programa na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio Iguaçu.Créditos: Roberto Dziura Jr/AEN

A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, lançada nesta segunda-feira (29), pelo Governo do Estado, vai percorrer todas as regiões do Paraná para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres.

Na abertura do lançamento do projeto, a deputada cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa, comemorou a conquista.

“Essa vai ser uma porta de entrada de reivindicações da mulher paranaense e, aí sim, com todo esse apanhado, a gente vai poder fazer políticas públicas efetivas voltadas para as mulheres. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, percebo, diariamente, a necessidade da atenção dos gestores públicos às causas femininas ”.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi), em parceria com os municípios, explica a secretária Leandre Dal Ponte. “Quem sabe o que a cidade precisa é quem vive nela, então ter um órgão específico de interlocução com o município fortalece as políticas públicas para mulheres, que atualmente ainda são trabalhadas de forma isolada”, afirmou.

“É um grande pacto em defesa das mulheres, mas além da proteção, queremos possibilitar a independência financeira e o fortalecimento delas, para que tenham cada vez mais espaço no campo profissional, político e em todos os aspectos da vida, fazendo com que o Paraná também seja uma referência para o Brasil na atenção ao público feminino”, concluiu o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ao todo serão dez encontros realizados com o apoio da AMP, Associação dos Municípios do Paraná, e demais associações municipais regionais. O primeiro, em Curitiba, aconteceu logo após o lançamento do programa. Os próximos eventos estão marcados para os dias 15 de junho, em Cascavel, e 16 de junho, em Francisco Beltrão.

Entre os assuntos em pauta está a discussão sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que estabelece como meta alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Em todas as reuniões serão apresentados modelos de governança de política para mulheres, orientações para a criação dos órgãos gestores, em especial a instauração do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a formalização do Fundo Municipal da Mulher para o repasse direto de recursos do Estado para as prefeituras.