Carta do Sudoeste Propõe Melhoria Nas Rodovias e Projeto de Desenvolvimento Regional

16/06/2011 14h36 | por Rodrigo Rossi / Foto: Pedro Oliveira

Créditos: Rodrigo Rossi / Foto: Pedro Oliveira

Os municípios do Sudoeste poderão reforçar as demandas regionais durante a sessão de interiorização do Legislativo nesta quarta-feira (15), a partir das 18 horas, no Teatro Eunice Sartori (Espaço da Arte). Isso porque desde o ano passado, com a disputa das eleições para o Governo do Estado, os candidatos a uma vaga no Poder Executivo receberam uma carta com recomendações de melhorias que contemplassem as necessidades regionais.
A “Carta do Sudoeste”, defendida e elaborada pela Associação dos Municípios do Sudoeste (AMSOP), será novamente apresentada aos deputados. Segundo o presidente da entidade, o principal ponto do documento é relativo à infraestrutura, principalmente de gestão de rodovias. “O principal ponto é o que envolve as rodovias, com uma infraestrutura aquém do esperado. A malha viária está ultrapassada, com rodovias sem acostamento. Isso é um perigo. Estamos fazendo um levantamento dos gargalos das nossas rodovias para levar aos deputados e ao governador”, afirmou o presidente da entidade, Clóvis Cucolotto, que é prefeito de São João.
Aproximação – Além de permitir que as demandas cheguem ao conhecimento dos deputados, a sessão de interiorização também se propõe em diminuir a distância no relacionamento da população com os seus representantes. Para o presidente da AMSOP, esta aproximação é fundamental e facilita o entendimento das ações desencadeadas no Parlamento. “É importante que a população conheça o que o Legislativo paranaense faz. Parabéns à Assembleia, ao presidente e aos deputados que se deslocam ao interior. Isso faz com que haja uma proximidade do Poder Legislativo com a população”.
A região Sudoeste também se diferencia pela produção de leite. Considerada a maior bacia leiteira do Estado, solicitações de investimentos no setor também são contempladas na Carta. “Temos uma região onde a agricultura familiar representa 80%. Estamos trabalhando no projeto leite, que contemple esse potencial. Existe também o Hospital Regional do Sudoeste, que recentemente recebeu investimentos, mas precisa funcionar na sua plenitude”.
Moralização – O presidente da AMSOP destacou também as ações moralizadoras adotadas pela Mesa Diretora da Assembleia, reafirmando que a sociedade espera posições de austeridade e transparência na administração dos recursos públicos. “Vimos as iniciativas que o presidente e a Mesa Diretora tomaram. Muitos gostaram. Porque quando se está trabalhando com o bem público, é preciso honestidade e transparência. Portanto parabenizo o presidente Rossoni, acredito que ele tem que continuar neste caminho de moralização”.