NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Casa da Semiliberdade Será Inaugurada Em Foz do Iguaçu, Anuncia Dobrandino
14h20
por MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO DOBRANDINO DA SILVA / 41 3350-4237 - 3353-6000 / imprensadobrandino@yahoo.com.br
3 min de leitura
606 visualizações
O deputado estadual, Dobrandino da Silva (PMDB), disse nesta quinta-feira (13) que Foz do Iguaçu passará a contar em breve com uma Casa de Semiliberdade – equipamento voltado para adolescentes cumprirem medidas socioeducativas. “A secretária Thelma Alves (da Criança e da Juventude) nos adiantou que essa casa está em fase final de construção e será inaugurada ainda neste primeiro semestre”, disse Dobrandino.Na construção da casa, com capacidade de 12 adolescentes, o Governo do Estado investiu R$ 318 mil. Nela, o adolescente exerce atividades externas durante o dia e dorme na unidade à noite. A casa tem cerca de 200 metros quadrados, com seis quartos, três banheiros, área social (copa, cozinha e sala), sala de estudos, churrasqueira, quadra esportiva e jardim, onde também são feitas atividades educativas.A estrutura conta com educadores, psicólogos e assistentes sociais. Os adolescentes são responsáveis pela limpeza e organização do ambiente. A casa propicia aos adolescentes um processo educativo de compromisso comunitário vivenciando atividades em grupos e preparando-os para liberdade, com o devido respeito às normas.PROGRAMA - Previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, as casas de semiliberdade abrigam os adolescentes por um período de seis meses a três anos. O encaminhamento judicial para este programa vale apenas para aqueles que não cometeram delitos graves. A maioria das infrações é por furto. Os internos são avaliados a cada seis meses. O laudo é encaminhado para o juiz que pode definir nova medida, mais branda ou mais pesada, de acordo com o comportamento do adolescente.Como é um programa de semiliberdade, a opção de ingresso cabe ao próprio adolescente. Inicialmente ele passa um período na escola e outro na casa. À medida que o interno se insere nas atividades, ganha o direito de passar períodos fora da casa e os fins de semana, nas casas dos pais ou responsáveis. O programa tem ainda atividades que são feitas fora da casa em parceria com organizações não-governamentais e clubes esportivos que organizam passeios, atividades físicas e de lazer.ATITUDE – Outro programa que será desenvolvido em Foz em apoio aos adolescentes é o Atitude, que concentra recursos financeiros e de pessoal para melhorar os resultados de ações preventivas no combate à violência.Para este programa há parcerias com as secretarias estaduais da Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Segurança, Trabalho e, para os próximos meses também participarão as secretarias da Agricultura, Cultura e Paraná Esporte.
Notícias Relacionadas
18:26
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
15:09
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
13:39
Assembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia mais
13:11
Fórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais