CCJ aprova parecer à proposta de fim das aposentadorias para ex-governadores

20/03/2019 16h39 | por Kharina Guimarães
Podcast
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou parecer favorável à proposta de emenda à Constituição que prevê o fim das aposentadorias para ex-governadores do Paraná. Agora, o texto será publicado em Diário Oficial e uma Comissão Especial será criada para analisar as possíveis sugestões de modificações apresentadas pelos deputados.

O parecer elaborado pelo deputado Homero Marchese (PROS) foi baseado em precedentes do Supremo Tribunal Federal que já julgou cinco Ações Diretas de Inconstitucionalidade acabando com o pagamento de aposentadorias em outros estados.

Sonora

Marchese anunciou que vai apresentar emenda à proposta na Comissão Especial para que o pagamento das 11 aposentadorias feitos atualmente pelo governo também seja suspenso.

Sonora

Durante a manhã desta quarta-feira (20), o tema foi discutido em audiência pública promovida pela CCJ. O presidente da Comissão, deputado Delegado Francischini (PSL), destacou que o Paraná não pode se omitir diante de uma discussão nacional sobre a reforma da previdência e o fim de privilégios.

Sonora

O advogado e professor de Direito Constitucional, Leo de Almeida, convidado pela Comissão para participar do debate, afirmou que não há no ordenamento jurídico brasileiro princípios que garantem a legalidade do pagamento das aposentadorias e pensões.

Sonora

Para o presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB-PR, Emerson Fukushima, o entendimento também se aplica aos benefícios já concedidos. No entanto, ele reconhece que o caso ainda pode resultar em uma ampla batalha jurídica.

Sonora

A Comissão Especial que analisará a PEC e suas emendas será formada por cinco deputados do PSL, PSC, PSB, PSD e PSDB. O grupo abre prazo de três sessões ordinárias para receber emendas e tem dez sessões ordinárias para analisar os textos e apresentar um parecer. Segundo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), a PEC deve estar pronta para ir à votação em plenário em menos de 30 dias.

Sonora

Para ser aprovada, a proposta precisa receber, no mínimo, 33 votos favoráveis em duas votações que acontecem com um intervalo de cinco sessões.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação