Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Ccj Aprova Projetos da Mesa Executiva que Tratam das Comissões Permanentes

Três projetos de resolução da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa foram aprovados hoje (29) pela Comissão de Constituição e Justiça: o de nº 006/11 trata da constituição das comissões permanentes da Casa, que devem ser ampliadas para 25; e os projetos de resolução nº 007/11 e nº 008/11 são complementares e modificam dispositivos do Regimento Interno da Casa, que regulamentam o registro de presença dos parlamentares nas sessões plenárias e a possibilidade de desconto nos subsídios dos que se ausentarem das sessões sem justificativa.
Um pedido de vistas do deputado Tadeu Veneri (PT) adiou para a próxima sessão a votação do Projeto de Lei nº 220/11, também de autoria da Mesa Executiva, extinguindo 216 cargos em comissão e definindo a estrutura funcional das Comissões Permanentes e dos Blocos Temáticos. A matéria tinha parecer favorável do relator Pedro Lupion (DEM), mas o petista argumentou que o texto não estabelece tetos salariais para esses cargos, razão porque deseja estudá-lo melhor.
Sobre o critério para o desconto das faltas não justificadas, o presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB) observou que “as sessões tem tido uma boa presença dos deputados. Algo que muitos sequer imaginavam. Uma média de 45 presenças e cinco justificativas. Esse projeto regulamenta que o deputado deve estar presente na primeira votação da Ordem do Dia. Se a ausência não for justificada de forma plausível haverá o desconto por falta”. O deputado destacou ainda que a maioria dos colegas está  de acordo com as medidas para disciplinar a assiduidade nas sessões.

Comissões Permanentes – O projeto de lei adiado define que a CCJ contará com quatro cargos de simbologia G2 e quatro com simbologia G3; as Comissões de Orçamento e de Tomada de Contas ficarão com um cargo de simbologia G2 e dois cargos de simbologia G3 cada. As demais comissões permanentes terão direito, cada uma, a um cargo de simbologia G2 e um de simbologia G3. Os Blocos Temáticos serão providos com um cargo de simbologia G2 e um de simbologia G3 cada um. O dispositivo legal determina ainda, em seu art. 2º, a extinção de 216 cargos em comissão previstos no art.11, da Lei nº 16.390, de 2 de fevereiro de 2010. 
As comissões permanentes são o tema também do Projeto de Resolução nº 006/11, que amplia o número atual de 19 para 25. A Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia é desmembrada, gerando quatro comissões: a de Educação, a de Cultura, a de Esportes e a de Ciência e Tecnologia. A Comissão de Indútria, Comércio e Turismo foi dividida, ficando uma incumbida dos temas ligados à Indústria e Comércio e outra das questões referentes ao Turismo.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso é outra que deve sofrer desmembramento, dando origem à Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Idoso, à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e à Comissão dos Direitos da Juventude.
A exceção da CCJ, que mantém seus 13 membros, todas as demais comissões permanentes terão sete membros cada.
Registro de presença – O Projeto de Resolução nº 007/11 introduz modificações no art. 57 do Regimento Interno, que trata dos subsídios dos parlamentares, inclusive do desconto correspondente a 1/30 avos por sessão a ser aplicado ao subsídio mensal dos que se ausentarem das sessões plenárias sem justificativa. O objetivo é oferecer simetria ao Regimento Interno ante o texto constitucional.
O Projeto de Resolução nº 008/11 altera o art. 159 do Regimento Interno para incorporar norma isolada – Resolução nº 002/2008 – relativa à utilização do painel eletrônico, e adequar o processo de registro de presença dos parlamentares para consignação em ata e também para balizar o pagamento dos subsídios. O artigo diz, em seu § 2º, que “o registro de presença será verificado pelo Presidente da Assembleia, por meio de quadro sinótico e constará no Painel Eletrônico na segunda parte da reunião, ao iniciar-se a votação da Ordem do Dia”.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação