CCJ faz homenagem a Duílio Genari, que se despede da carreira parlamentar após sete mandatos

15/12/2014 17h24 | por Sandra C. Pacheco

Deputado Duílio Genari (PP) recebe homenagem da Comissão de Constituição e Justiça.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa homenageou na sessão plenária desta segunda-feira (15) o deputado Duílio Genari (PP), que está se despedindo da carreira parlamentar após o exercício de sete mandatos consecutivos. Na condição de presidente da comissão, o deputado Nelson Justus (DEM) entregou-lhe uma placa para destacar que as pessoas de sensibilidade e capacidade deixam marcadas suas presenças por onde passam, e que os deputados estão todos felizes por terem tido a oportunidade de compartilhar do marcante trabalho de Duílio, “que temos certeza de que ficará na história”.

Justus lembrou os vários períodos em que Genari integrou a CCJ, destacando-se pela assiduidade e dedicação às funções que lhe cabiam, além da generosidade e solidariedade permanentes para com os colegas. Na mesma linha se pronunciaram o presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) e o deputado Elton Welter (PT). O último a falar foi o homenageado, expressando sua gratidão e a satisfação pela certeza do dever cumprido.

Carreira – Gaúcho de Veranópolis, onde nasceu em 10 de maio de 1937, Genari pertence a uma família de origem italiana que migrou para o Brasil no final do século XIX, dedicando-se à agricultura na região serrana do Rio Grande do Sul. Aos 15 anos veio com os pais e irmãos fixar residência no Oeste do Paraná. Iniciou a carreira pública concorrendo a um mandato de vereador em Toledo. Presidiu a Câmara Municipal na ocasião e, no final da década de 70, elegeu-se prefeito, dividindo suas atividades com a presidência da Associação dos Municípios do Paraná.

A primeira tentativa de obter um mandato na Assembleia Legislativa ocorreu em 1986, quando concorreu pelo PDS e ficou na 1ª suplência. Assumiu a vaga em março de 1990, permanecendo até agosto. Naquele ano disputou novamente as eleições, desta feita pelo PFL, elegendo-se com 11.317 votos. A reeleição veio quatro anos depois, pelo PP, com 29.781 votos. No final de 1995 filiou-se ao PPB e ocupou a liderança da bancada em 1996. Em 1998, com 34.213 votos, conquistou seu quarto mandato. Repetiu o desempenho ainda em 2002 e 2006. Suplente nas eleições de 2010, voltou a assumir uma cadeira na Casa logo no início da Legislatura, em função da convocação de Durval Amaral (DEM) para a chefia da Casa Civil do Governo do Estado. Ao longo de todo esse tempo, participou de várias comissões técnicas da Assembleia. Sua atuação foi marcada principalmente pela defesa da autonomia e do fortalecimento dos municípios paranaenses. É casado e pai de três filhos.

Ouça o Podcast relacionado