Cei da Publicidade Será Instalada Na Segunda-feira

05/07/2007 17h54 | por Carlos Souza
CEI DA PUBLICIDADE SERÁ INSTALADA NA SEGUNDA-FEIRAA Assembléia Legislativa instala na próxima segunda-feira, 9, os trabalhos da Comissão Especial de Investigação (CEI) dos gastos em publicidade do governo do Estado nos anos de 2005 e 2006. Integrada por sete membros titulares, a CEI terá a participação de dois deputados do PMDB – Luiz Cláudio Romanelli e Dobrandino Gustavo da Silva; um do PSDB – Valdir Rossoni; um do PT – Elton Welter; um dos Democratas – Plauto Miró Guimarães; um do PP – Duílio Genari; e um do Bloco PSB/PRB/PR – Reni Pereira.Instalada a Comissão, os membros definirão a data da primeira reunião, que deve ocorrer já no início da semana, quando serão eleitos o presidente, o vice e o relator.Opiniões – Para Romanelli, líder da bancada de apoio ao governo na Casa, os trabalhos da CEI poderiam ser melhor conduzidos dentro da própria comissão permanente de Comunicação. “As Comissões têm maior peso legislativo e atribuições para exercer a fiscalização dos atos do Executivo. Mas, de qualquer forma, instalada a CEI, vamos nos ater aos trabalhos.”Já o deputado Dobrandino da Silva lembra que “os deputados que fazem oposição ao governador Roberto Requião na Assembléia eram da bancada de apoio do governo que nos antecedeu”. “Naquela época, a bancada governista barrou todas as iniciativas de comissões parlamentares que se propunham a averiguar gastos com publicidade”, relembrou Dobrandino, que destaca: “independente desta postura, a bancada governista vai se envolver nos trabalhos da CEI, mas não vai permitir a politização do assunto. Tudo será feito dentro de critérios técnicos”. Para o líder do PT, deputado Elton Welter, essa é a oportunidade que o Poder Legislativo tem para definir uma regulamentação própria para a aplicação de recursos públicos em veículos de comunicação. “Essa é uma crítica da atual bancada de oposição e também dos opositores aos governos anteriores”, afirmou o parlamentar, acrescentando que, “se constatada alguma irregularidade, a CEI vai encaminhar as denúncias ao Ministério Público para investigação”.Oposição - O deputado Plauto Miró, que integra o bloco de oposição ao governo, diz que “há muito tempo o secretário de comunicação está sendo requisitado para se explicar na Assembléia sobre os gastos da pasta. Por enquanto, apenas promessas. Com a CEI, teremos uma possibilidade maior de tornar público como o atual governo investiu o dinheiro da comunicação”, diz o líder do DEM. Para o líder da Oposição, deputado Valdir Rossoni, “dezenas de milhões de reais em dinheiro público foram gastos com critérios duvidosos.” Rossoni defende que “tudo isso seja investigado a fundo”. O deputado Marcelo Rangel (PPS), autor do pedido de criação da CEI, foi indicado como suplente de Rossoni. “O PSDB acabou me indicando para participar e acho muito justo. Tenho muitos documentos para entregar aos parlamentares”, afirma. As supostas irregularidades detectadas pelo parlamentar foram apontadas a partir de um relatório do Tribunal de Contas do Paraná (TC/PR).