Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Centenário do Instituto de Engenharia do Paraná é celebrado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Solenidade no Plenário destacou a trajetória da entidade, fundada em 1926, e sua contribuição técnica para o desenvolvimento do Paraná e do país.

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (9), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (9), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta segunda-feira (09), no Plenário da Casa de Leis, uma sessão solene em homenagem ao centenário do IEP (Instituto de Engenharia do Paraná), celebrado neste ano. Os proponentes foram os deputados Alexandre Curi (PSD) e Fabio Oliveira (Podemos).

O IEP foi fundado em 1926 por um grupo de engenheiros, na Universidade Federal do Paraná. O Instituto é uma das mais tradicionais e influentes entidades de classe do país. Atualmente, a entidade conta com 4.300 associados em 21 estados. A missão do IEP é promover conhecimento, fortalecer a valorização profissional e atuar como agente qualificado no debate público.

“Reconhecer a importância do Instituto de Engenharia do Paraná, do qual também sou associado, é motivo de muito orgulho para nós. É uma forma de agradecimento do povo paranaense. Ao longo dos cem anos, os engenheiros e arquitetos transformaram ideias em soluções, projetos em obras e desafios em progresso. Não existe desenvolvimento sem engenharia, e não existe boa engenharia sem compromisso, técnica e boas instituições como o IEP”, disse o deputado Fabio Oliveira, que presidiu a sessão solene.

“É um privilégio presidir uma instituição como o IEP em seu centenário. Fico muito feliz em receber essa homenagem aqui na Assembleia, a Casa do Povo do Paraná. O IEP está sempre à disposição para melhorar nosso país e está de portas abertas para continuar colaborando com o progresso. Nosso sonho é que o IEP não celebre apenas o seu centenário, mas que caminhe a passos firmes e seguros rumo à perenidade, contribuindo para o sonho de todos os paranaenses por um futuro melhor”, discursou Nelson Luiz Gomes, presidente do IEP.

Representando os homenageados, o vice-presidente do Instituto, João Augusto Barão Michelotto, destacou que é uma alegria receber os associados no evento e fazer parte da história da instituição. “O Instituto é muito grande, o Instituto congrega. Já faço parte dele há 50 anos. Portanto, comemorar e ter sido testemunha de quanto o Instituto colaborou para o Paraná e para os paranaenses é motivo de orgulho.”

Helder Rafael Nocko, vice-presidente do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), enalteceu a história e a importância da entidade, além da sinergia entre o Instituto e o próprio Crea. “Que a nossa relação continue harmônica e promotora de grandes debates nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, mantendo protagonismo e destaque em nosso estado. Parabéns a todos nós, associados, e vida longa ao Instituto de Engenharia do Paraná.”

Homenageados

A solenidade reuniu profissionais que marcaram a história e a atuação institucional da entidade, com destaque para a atual diretoria, ex-presidentes e integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal. Entre os homenageados esteve o engenheiro eletricista Nelson Luiz Gomes, presidente nas gestões 2015 a 2017, 2021 a 2023 e 2025 a 2027, além do vice-presidente João Augusto Barão Michelotto, engenheiro civil. Também foram reconhecidos a diretora administrativa Ana Carmen de Oliveira, arquiteta e urbanista; o diretor financeiro João Groque Junior, engenheiro mecânico; e o diretor técnico Luiz Henrique Felipe Olavo, engenheiro civil.

A cerimônia prestou homenagem ainda aos ex-presidentes Cassio José Ribas Macedo; Gilberto Piva; Horácio Hilgenberg Guimarães; Jaime Sunye Neto; José Carlos Dias Lopes da Conceição, engenheiro; José Rodolfo de Lacerda; Ney Fernando Perracini de Azevedo; e Véspero Mendes.

No Conselho Deliberativo, foram homenageados Alan Beletti; Celso Romero Kloss; Elise do Carmo Bonierski Bonato; Fernando Jansen Catanho; Hirotoshi Taminato; Irineu Gomes de Amorim Junior; Julio Cesar Vercesi Russi; Leonel Villanova Neto; Luis Alberto Lopez Miguez; Marcos Alberto Schlichting; Maristela Parigot, engenheira; Niromar Alves de Rezende; Paulinho Dalmaz, representado no ato por seu filho Welington Otávio Dalmaz, diretor-geral da Casa de Leis; além de Paulo Roberto Santos Nascimento; Rafael Êrico Kalluf Pussoli; Ricardo Fedalto; Rui Medeiros; e Rui Rótolo de Moraes.

Já no Conselho Fiscal, receberam reconhecimento os engenheiros Douglas Moeller Diener, Edson Pedro Ferlin, Giancarlo Petterle Fedalto, João de Souza Junior, Kelso Krieger Gomes, Raul Clei Siqueira e Ricardo Vidinich, além de Suely Terezinha Vivan Taniguchi, que integra o grupo responsável pela fiscalização e acompanhamento das atividades administrativas e financeiras da instituição.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação