O presidente da comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), se reuniu, na manhã desta quarta-feira (18) com um grupo de educadores e pessoas envolvidas com a literatura, poesia e trova. O objetivo foi conhecer um projeto ousado: a criação de um centro de estudos e pesquisa com acervo doado pela professora e pesquisadora educacional independente, Odilá Therezinha Soares Sanches. Ela conta que possui, além de milhares de títulos, material pedagógico de professores, de pesquisas que ela fez e também dos próprios alunos, reunidos ao longo de 40 anos de magistério.
(Sonora)
Odilá veio até a Assembleia pedir apoio da Casa de Leis para que sejam disponibilizados um local e a estrutura para o funcionamento desse centro. Depois de ouvir os relatos dos participantes da reunião, Hussein Bakri diz que ficou entusiasmado com o projeto, mas adiantou que precisa de mais informações para levá-las ao Governo do Estado e a possíveis parceiros, entre eles, as estatais.
(Sonora)
Maxwill Michel Araújo Braga, que é assessor parlamentar do deputado federal Alex Canziani (PTB/PR), presidente da Frente Parlamentar de Educação da Câmara dos Deputados, fez uma apresentação de como seria e como poderia funcionar o centro. Para ele, a próxima etapa será amontar o projeto para que a ideia finalmente saia do papel e se torne realidade.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Claudia Ribeiro.