Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia Legislativa A homenagem foi feita em uma sessão solene com a entrega de menções honrosas reconhecendo o trabalho da entidade, que está em todo o Brasil e em 11 países e pregando o respeito e a tolerância a todas as religiões.

26/10/2021 17h56 | por Claudia Ribeiro
Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia Legislativa.

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia Legislativa.

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia LegislativaCréditos: Dálie Felberg/Alep

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia Legislativa

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia LegislativaCréditos: Dálie Felberg/Alep

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia Legislativa

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia LegislativaCréditos: Dálie Felberg/Alep

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado pela Assembleia Legislativa

Em uma sessão solene híbrida, na tarde desta terça-feira (26), a deputada Mabel Canto (PSC), homenageou os 60 anos de existência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, e os serviços dedicados aos paranaenses e brasileiros no campo da espiritualidade, da assistência social e da saúde. A parlamentar, que presidiu a sessão, entregou uma menção honrosa com votos de congratulações ao Centro.  “Na medida em que congrega no Paraná centenas de sócios, entre homens e mulheres dispostos a continuar a fazer a obra que exige um trabalho de nos transformar em pessoas mais pacíficas, nos emocionamos de ter a oportunidade de realizar essa singela e bela homenagem”, ressaltou a deputada. “Independentemente da crença, quero reforçar o respeito desta Casa a todas as religiões”, reforçou Mabel.

Os homenageados foram o desembargador Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra, presidente da Casa da União Caminho do Bem e membro do corpo do Conselho da União do Vegetal, e João Bosco Carneiro Xavier, mestre central do Centro Espírita Beneficente da União do Vegetal da 9ª região, que inclui os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Para mim, é uma alegria destacada participar de eventos comemorativos como este, e, nesse caso, um grande acontecimento, já que a Casa do povo paranaense nos homenageia e reconhece o nosso trabalho e o de nosso fundador, Mestre Gabriel, o que é uma honra para nossa instituição”, afirmou Fernandes Guerra. “Não é simples dirigir uma entidade como esta, com milhares de associados. Mas essa é uma sagrada obra. Nossa gratidão à Vossa Excelência”, completou o homenageado.

No Paraná, a União possui três núcleos na Região Metropolitana de Curitiba, outros em Toledo, Londrina, Imbaú, Doutor Camargo, Pato Branco, Maringá e Ponta Grossa.  Em 2011, os 50 anos de fundação da instituição foram celebrados no plenário da Assembleia Legislativa. Segundo os membros, todo esse trabalho não visa lucros, mas uma atuação sóbria e transparente com a sociedade. “Pregamos uma palavra de paz, com pluralismo e tolerância com todas as religiões. Acreditamos que é possível construir um mundo mais justo, com ações de assistência social, de saúde e de bem-estar. Neste momento em que a sociedade passa por tantas divisões, gostaria de lembrar de uma palavra bíblica de reconciliação antes da oferta, para que possam fazer essa oferta sim, mas juntos”, declarou João Bosco Xavier. Também participaram, de forma on-line ou presencial, os deputados Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT) e Goura (PDT.

História – Um vídeo que conta a história da instituição foi exibido durante a sessão solene. O Centro surgiu em 22 de julho de 1961, em plena Floresta Amazônica, quando José Gabriel da Costa – o Mestre Gabriel, criou a União do Vegetal com o objetivo de “promover uma paz no mundo”, conforme ele próprio falou aos seus discípulos. Em janeiro de 1965, Mestre Gabriel e família mudaram-se para Porto Velho (RO), onde iniciou-se a organização da UDV, primeiramente como Associação Beneficente União do Vegetal e posteriormente, em 1970, como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV).

Foi em Porto Velho que a UDV se desenvolveu e Mestre Gabriel instituiu o Quadro de Mestres e o Corpo do Conselho da União do Vegetal. Após a sua morte, em 1971, estes Mestres da Origem, fundadores do CEBUDV, deram continuidade ao trabalho, expandindo a UDV com a instalação de núcleos em muitas cidades do Brasil e do Exterior.

Crescimento - Em 1982, a sua Sede Geral foi transferida para Brasília (DF) e o movimento de expansão continuou no Brasil e no exterior. E este crescimento já dura 60 anos, de maneira contínua e sustentada. Além da Sede Geral, a União do Vegetal tem atualmente 216 Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal, localizados em todos os estados brasileiros e em dez países: Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália. São mais de 21 mil sócios e cerca de seis mil jovens e crianças, filhos de sócios, somando quase 30 mil pessoas, entre as quais cinco Mestres da Origem que conviveram com o fundador da UDV, Mestre Gabriel, e hoje compõem o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.

Para ampliar as ações beneficentes da UDV de ajuda aos necessitados, surgiu a Associação Beneficente Casa da União, que, atualmente, conta com 7 mil voluntários e até 2017, 37 mil pessoas atendidas. Com o projeto Luz do Saber, por exemplo, promove ações de inclusão digital, alfabetização de adultos, profissionalização e reforço escolar.

A União do Vegetal também atua trabalhando os vínculos familiares, com orientação para crianças e jovens filhos de seus associados, reforçando os princípios da união, da paz e do amor, importância da natureza e de sua importância, como o ar puro e o consumo consciente. Tanto que a UDV criou em 1990, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. Uma forma de reforçar a importância de conservação e de recuperação da floresta.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal utiliza o Chá Hoasca (também conhecido como ayahuasca) em seu ritual religioso, no qual é bebido para efeito de concentração mental. O Chá é resultado do cozimento de partes de duas plantas originárias da Floresta Amazônica:  de um cipó, o Mariri (Banisteriopsis caapi), e as folhas de um arbusto, a Chacrona (Psychotria viridis). Na UDV, o Chá Hoasca é também chamado de Vegetal.

Mestre Gabriel entrou em contato com o Chá Hoasca em 1959. Em 1960, o preparou pela primeira vez e começou a distribui-lo por iniciativa própria. Em 1961, criou a União do Vegetal e passou a ensinar seus discípulos a preparar o Chá. Atualmente, o Vegetal é preparado na Sede Geral e nos Núcleos da UDV em todo o país. Nesses locais também são cultivados o Mariri e a Chacrona.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação