Cheida Representa Assembléia Legislativa Em Encontro Sobre Bacias Hidrográficas No Paraguai

30/08/2007 17h05 | por Ceres T. Battistelli / (41) 3350-4088/9162-4740 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO LUIZ EDUARDO CHEIDA (PMDB)
O deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), participou, quarta e quinta-feira (29 e 30), em Assunção, Paraguai da 5a Reunião do Grupo de Gestão Compartilhada por Bacia Hidrográfica (GECOMBAH). Cheida foi o único representante do poder legislativo do convidado pelos Ministérios Públicos do Paraná, Paraguai e da província argentina de Missiones (Ministério e Ecologia) para o evento. O deputado Cheida destacou a importância da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná estar participando das soluções ambientais para o continente sul-americano."O Parlamento do Mercosul, em construção, deve trabalhar de forma sintonizada com as assembléias legislativas dos estados que fazem fronteira com outros países, e o Paraná dá o primeiro exemplo nesta questão. Além disso, o trabalho do Ministério Público do Paraná e dos Ministérios Públicos do Paraguai e da Argentina devem ser destacados como um dos mais valorosos trabalhos na atualidade”, declarou Cheida. O deputado lembrou ainda, que o Paraná, Argentina e Paraguai estão unidos para resolver problemas seculares como o tráfico de animais, o contrabando de agrotóxicos e o contrabando de madeira - principalmente na forma de carvão. “Juntos vamos colocar um fim nisso e promover a integração socio-ambiental com os países vizinhos", destacou Cheida. Como presidente da Comissão de Ecologia, Cheida integrará um grupo de trabalho que desenvolverá ações integradas para recuperação e gerenciamento de Bacias Hidrográficas. Em sua gestão como secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Cheida implentou – com base no modelo do Ministério Público Estadual – a divisão dos escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias (IAP e Suderhsa) com base nas bacias hidrográficas em que estão localizados.“Na questão ambiental o Paraná tem muito a ensinar. A bacia hidrográfica é a Unidade de planejamento e gestão mais adequada para quem quer trabalhar em sintonia com as leis naturais”, afirmou o deputado. Cheida disse ainda, que como presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente espera inserir a Assembléia Legislativa do Paraná no calendário das grandes discussões mundiais. Também estiveram presentes no evento o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o ministro da Secretaria del Ambiente do Paraguai, Carlos Antônio Lopez Doze, o coordenador das Promotorias de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual Sant Clair Onorato dos santos e a promotora de justiça da 11a Promotoria de Londrina, Luciana Ribeiro Lepri Moreira.