Cheida Traduz o Pac Estadual Como Emprego, Geração de Renda e Segurança

25/07/2007 17h53 | por Ass. de Comunicação: Ceres T. Battistelli / (41) 3350-4088 - 9162-4740
O deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), disse nesta quarta-feira (25), que o Plano de Desenvolvimento Estadual (PDE), apresentado pelo governo do Estado se traduz em emprego, geração de renda e segurança."O PAC do governador Requião se traduz, em emprego, renda e segurança para todo o Paraná. São duas as conseqüências imediatas: ampliação do atendimento à saúde da população, que deseja e merece aumento da perspectiva de vida; e redução das diferenças sociais, gerando maior conforto e solucionando, ao menos em parte, o problema histórico da segurança pública no Estado", comentou Cheida.Como representante da região Norte do Estado, o deputado destacou alguns investimentos inéditos que serão distribuídos entre 76 municípios e irão beneficiar quase 1,8 milhão de pessoas. No total, serão investidos R$ 1,37 bilhão na região Norte."Em Londrina, particularmente, são de grande importância para a população os investimentos na construção de um prédio próprio para a 17a Regional de Saúde, ampliação dos hospitais na Zona Sul e Norte, o pronto-socorro do Hospital Universitário e Hospital de Queimados somam-se ainda, aos R$ 32 milhões destinados ao Jardim Botânico. A conseqüência será a melhor qualidade de vida do londrinense", comentou. "Sem politicagem, sem jogo de cena. É assim que o governador Requião ajuda Londrina", acrescentou.Saúde - Na área hospitalar serão investidos R$ 86,31 milhões na região Norte - R$ 32,5 milhões em Maringá, R$ 52,4 milhões em Londrina e outros R$ 1,3 milhão para Andirá. Em Londrina, além dos investimentos já citados por Cheida, também estão previstos recursos para construção e equipamentos do Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Segurança e Justiça - Para assegurar a segurança dos moradores do Norte paranaense, o governo do Estado vai investir R$ 23,9 milhões em obras para a construção de novas unidades de atendimento ou edifícios administrativos em Arapongas, Londrina, Astorga, Centenário do Sul, Maringá e Sarandi. Também serão construídas ou reformadas delegacias da Polícia Civil da região e um novo Instituto Médico Legal (IML) de Maringá e Londrina, entre outros investimentos. Já a Secretaria da Justiça vai investir R$ 47,8 milhões, que serão distribuídos para construção centros de detenção e ressocialização, penitenciárias femininas e de regime semi-aberto, além de centros de detenção provisória em Londrina e Maringá.Meio Ambiente - Sobre o Jardim Botânico de Londrina, o deputado Cheida - que idealizou o projeto durante sua gestão como secretário do Meio Abiente - mencionou a importância da criação do espaço, com mais de um milhão de metros quadrados e localizado na região sul da cidade. "É uma das poucas regiões de Londrina que ainda possui espécies florestais nativas. Com a criação do Jardim Botânico, a preservação destas espécies estará garantida", explicou. Segundo Cheida, o espaço foi concebido para se tornar um centro de referência para a pesquisa botânica do País e do Mercosul. "A idéia é fomentar a preservação e pesquisa de espécies florestais nativas do Estado, além de contar com estrutura educacional adequada para cursos de educação ambiental, paisagismo e jardinagem e também cursos na área de botânica", acrescentou. Além disso, no local também serão realizadas atividades extra classe desenvolvidas pelas escolas da rede pública e privada, instituições de ensino superior e de pesquisa.Os investimentos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos totalizam R$ 46,6 milhões. Drenagem, controle de erosão e cheias, aterros sanitários, laboratórios ambientais e reformas nos escritórios regionais do IAP para o reaproveitamento de água da chuva são alguns dos investimentos previstos para os próximos três anos e meio na região.