Chico Brasileiro e um cantor de apenas 9 anos de idade são as atrações do "Política e Viola" deste sábado (16) Programa da TV Assembleia vai ao ar às 21h30, com apresentação de Romeu Pedrali, o Mano. E com um recital de poemas de Augusto dos Anjos.

13/07/2016 10h15 | por Diretoria de Comunicação
Programa "Política e Viola" com deputado Chico Brasileiro (PSD).

Programa "Política e Viola" com deputado Chico Brasileiro (PSD).Créditos: Laura Ling/Alep

Programa "Política e Viola" com deputado Chico Brasileiro (PSD).

O deputado Chico Brasileiro (PSD) nasceu em Piancó, na Paraíba, e depois de formado em Odontologia, acabou se fixando em Foz do Iguaçu, onde descobriu vocação e liderança política. Brasileiro contou sua trajetória de vida no programa “Política & Viola” que vai ao ar neste sábado (16), às 21h30, com apresentação de Romeu Pedralli, o Mano. A dupla sertaneja Willian & Renan, titulares do posto, está tentando uma incursão na política. Os dois serão candidatos a vereador e terão, por força da lei eleitoral, de se afastar do comando de programas televisivos nos próximos me ses.

O deputado Chico Brasileiro trouxe de Foz do Iguaçu o mais jovem, talentoso e despachado artista que já passou pelo “Política & Viola”: Rodrigo Silva, de apenas 9 anos de idade, que forma com o pai, Ronaldo, a dupla afinada Ronaldo & Rodrigo. Rodrigo contou que é frequentador da 4º série, que tem nada menos que sete pretendentes que dão em cima dele, mas ele ainda se acha muito novinho para namorar. Apesar disso, confessou estar apaixonado. Não contou se a amada é uma das sete que o perseguem. Já fez shows pelo Brasil inteiro. Aos 9 anos, já tem 5 anos de carreira. Saía da creche para cantar com o pai. A quem diz dever tudo o que tem e o que é, que o acompanha e viaja com ele, e a quem chama de ‘meu empresário’.

Em homenagem ao deputado Chico Brasileiro, seu grande incentivador, cantou “Chico Mineiro”, clássico sertanejo.

Romeu Pedralli, no papel de apresentador substituto da dupla Willian & Renan, conseguiu superar o nervosismo inicial e foi ficando desenvolto ao longo do programa. A ponto de sugerir, a horas tantas, que os apresentadores originais podiam ir procurar o Departamento de Pessoal da TV Assembleia, porque o lugar já estava ocupado. Muito bem ocupado.

Chico Brasileiro, que se chama mesmo “Brasileiro” (não é marketing político, como muitos acreditam), nome que herdou da mãe, mulher de origem portuguesa. Nasceu em Piancó, um lugar muito seco e muito pobre da Paraíba. Saiu da cidade aos 7 anos para estudar em Patos e depois fez faculdade de Odontologia em Campina Grande, também na Paraíba. Formado, surgiu a oportunidade de trabalho em Curitiba.

Chegou aqui, fez concurso público, passou e ganhou uma vaga para trabalhar em posto de saúde em Foz do Iguaçu. Contato com comunidades carentes, vocação para a liderança, acabou entrando para a política. Se elegeu e reelegeu vereador, foi secretário da Saúde, vice-prefeito, tentou ser deputado e teve um malogro. Não desistiu e se elegeu com a maior votação em 2014.

Seu prato favorito é o “arrumadinho”, típico do Nordeste, que consiste basicamente em arroz, feijão e queijo, além de outras iguarias e temperos todos devidamente ‘arrumados’ no prato. Ao todo, o ‘arrumadinho’ é feito com macaxeira, charque, farofa, vinagrete e feijão verde, temperados com manteiga de garrafa. O deputado também gosta muito de comida japonesa. Mas seu coração balança mesmo diante de um ‘arrumadinho’.

O deputado é homem que gosta de literatura e fã do poeta paraibano Augusto dos Anjos. Declamou duas de suas poesias: “Psicologia de um vencido” e “Versos íntimos”: Vês! Ninguém assistiu ao formidável/ Enterro de tua última quimera. / Somente a Ingratidão – esta pantera/ Foi tua companheira inseparável! ”

Teve a infância marcada por perdas. A mãe morreu, vítima de um câncer de mama, quando ele tinha somente um ano de idade. Perdeu o pai aos 15. Acredita que essas perdas foram compensadas por uma família muito unida. Quatro irmãos, uma mulher, dois filhos. Acha que a missão do político é ajudar a melhorar a vida das pessoas.

O “Política & Viola” é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises nos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.