NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Cinco décadas da posse de João Goulart são relembradas pelo Legislativo
11h53
por Rodrigo Rossi
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 / 4049
2 min de leitura
1.610 visualizações
A Assembleia Legislativa presta homenagem póstuma ao ex-presidente da República João Belchior Marques Goulart, nesta terça-feira (27), a partir das 14h30. Por proposição do líder do PDT na Casa, deputado Fernando Scanavaca, o Grande Expediente da sessão plenária será dedicado à memória dos 50 anos da posse do então presidente. Jango, como era conhecido, foi presidente da República entre setembro de 1961 a março de 1964, após a renúncia do presidente Jânio Quadros. O ex-deputado estadual João Vicente Goulart, filho do ex-presidente, vai participar da solenidade.
Durante o evento também serão relembrados os 50 anos da campanha da legalidade, movimento que lutava pela manutenção da ordem jurídica e da condução de João Goulart ao poder, conforme a Constituição de 1946, que determinava a posse do vice-presidente eleito, na ausência do presidente. O movimento foi liderado pelo governador gaúcho Leonel Brizola.
“Vamos prestar homenagem a um dos importantes homens da história brasileira, que assumiu a Presidência num período em que se desencadeou uma crise institucional e o consequente movimento pela garantia e manutenção da legalidade. É uma forma também do Legislativo do Paraná reconhecer este capítulo fundamental da política e da história nacional”, afirmou o deputado Scanavaca.
Durante o evento também serão relembrados os 50 anos da campanha da legalidade, movimento que lutava pela manutenção da ordem jurídica e da condução de João Goulart ao poder, conforme a Constituição de 1946, que determinava a posse do vice-presidente eleito, na ausência do presidente. O movimento foi liderado pelo governador gaúcho Leonel Brizola.
“Vamos prestar homenagem a um dos importantes homens da história brasileira, que assumiu a Presidência num período em que se desencadeou uma crise institucional e o consequente movimento pela garantia e manutenção da legalidade. É uma forma também do Legislativo do Paraná reconhecer este capítulo fundamental da política e da história nacional”, afirmou o deputado Scanavaca.
Notícias Relacionadas
09:12
Antonio Carlos Valezi, referência em cirurgia bariátrica, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná na próxima quinta-feira (25)
Médico e professor da UEL é reconhecido por sua atuação na área da cirurgia digestiva e pela formação de novos especialistas.
Leia mais
16:06
Assembleia Legislativa reconhece trajetória de quatro décadas do geólogo Everton Souza a serviço do Paraná
Proposta por Hussein Bakri (PSD), a homenagem destaca a contribuição do secretário de Estado do De-senvolvimento Sustentável para a economia e o meio ambiente.
Leia mais
10:22
Assembleia homenageia geólogo Everton Souza pelos 40 anos de serviços prestados ao Paraná
Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), homenagem ao atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável ocorre na próxima segunda-feira (15).
Leia mais
10:55
Assembleia Legislativa aprova homenagem a Darcy Ioris em viaduto de Palotina
De autoria do deputado Marcio Pacheco (Republicanos), PL nº 261/2026 foi aprovado em turno único.
Leia mais