Cmei Leva o Nome de Quielse Crisóstomo da Silva

26/06/2006 16h52 | por Maria de Lourdes da Conceição
Legenda Foto 01 - O prefeito Beto Richa inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil que leva o nome de Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, e entregou o título de Cidadão Honorário de Curitiba (in memoriam) para a viúva, Nilza Bordini Crisóstomo, por proposição de Mario Celso. A família do conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, falecido em fevereiro deste ano, recebeu uma emocionante homenagem do prefeito de Curitiba, Beto Richa, que inaugurou, no dia 23 de junho, o Centro Municipal de Educação Infantil que leva o nome de Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva. Durante o evento, o prefeito entregou o título de Cidadão Honorário de Curitiba (in memoriam) para a viúva, Nilza Bordini Crisóstomo.A iniciativa atendeu proposta do vereador Mario Celso Cunha (PSDB), líder do prefeito na Câmara de Curitiba, que teve sua proposição aprovada e transformada em lei. Fazendo uma retrospectiva da vida do homenageado e da amizade construída ao longo de suas trajetórias políticas, Mario Celso destacou que Quielse foi guerreiro tanto como deputado como conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Batalhador e vencedor. Mas, acima de tudo, corajoso. E essa é uma das maiores qualidades do ser humano. Ele sabia enfrentar seus desafios e lutar. Hoje, estamos fazendo justiça a quem tanto fez pela cidade e pelo Estado e que não teve a oportunidade de receber essa homenagem em vida. Estamos perpetuando o nome do conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva , concluiu História Para o filho do conselheiro, deputado estadual Cleiton Kielse Crisóstomo, as histórias se misturam nas coisas boas das nossas vidas. Meu pai, de família humilde, filho de professora de Bocaiúva do Sul, amava cuidar das crianças. Sempre defendeu as creches e escolas públicas que tornam viável a vida das famílias que têm filhos. Tenho certeza que, neste momento, meu pai e o José Richa (pai de Beto Richa) estão aqui, andando a cavalo no Parque dos Tropeiros com a mãe do Mario, que foi cabo eleitoral do meu pai, na garupa. Nossas histórias se confundem, mas a minha tem muitas coisas para contar. Meu pai, nasceu, cresceu e viveu para trabalhar pelos outros , disse.Para a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet, são necessários investimentos firmes para a melhoria da educação, com a capacitação de professores e educadores. Estamos consolidando nosso compromisso com a educação infantil. E, a educação não é só feita de obras, mas da obra de professores que fazem parte da secretaria. Construir com qualidade a educação de Curitiba é a nossa maior obra , afirmou, acrescentando que, quando a comunidade solicita a construção de novas escolas, são projetos de vida que são alterados . Estrutura O CMEI Conselheiro Quielse Crisóstomo, localizado no bairro da CIC, atende 150 crianças dos 3 meses até os 5 anos e 11 meses em regime integral. Para a diretora, Indiamara Alves de Souza, ter mais um espaço construído com o objetivo de educar e ensinar as crianças é de suma importância para a comunidade. Com o esforço de todos, num trabalho conjunto, construiremos uma nova sociedade , disse a secretária.Já para o presidente da Associação dos Moradores do Alto da Bela Vista, Moisés Rosa Santana, é um sonho que está se realizando. Temos profundo respeito por esta administração municipal, pois nunca tivemos tanto respaldo para nossas reivindicações como agora . Estou emocionado por estar aqui. Estamos eternizando todos os feitos, a história e a trajetória do conselheiro Quielse , foram as palavras de Beto Richa, lembrando da convivência de seis anos na Assembléia Legislativa com o homenageado. Do seu trabalho honrado à frente do TC e da defesa por melhores condições de vida para a sua gente. Beto Richa disse, ainda, que se sentia muito feliz por estar na regional da CIC, uma das que apresenta os problemas sociais mais graves da cidade, mas que, com investimentos da Prefeitura, principalmente na área da educação, espera mudar a realidade daquele local. Participaram da solenidade, que teve a apresentação das crianças do pré 2, cantando a música Cheiro da Terra, da Banda Blindagem, a banda formada por alunos da Escola Municipal Mansur Guérios, os vereadores Aladim Luciano (PV), Julieta Reis (PSB), Custódio da Silva (PRTB), Celso Torquato (PSDB), Sérgio Ribeiro (PV), João do Suco (PSDB), deputado federal Gustavo Fruet, presidente do TC, Heinz Georg Herwig; administrador da regional CIC, José Dirceu de Matos; vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, entre outras autoridades. Acompanhando a viúva Nilza, estavam os filhos, Claudiane e Fábio, e o irmão do conselheiro. Dr. Crisânto Crisóstomo. História O conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Quielse Crisóstomo da Silva, faleceu aos 69 anos, em Curitiba, no dia 08 de fevereiro deste ano. Quiélse nasceu em Bocaiúva do Sul (PR), Região Metropolitana de Curitiba, era casado com Nilza Bordini Crisóstomo e deixa os filhos Kielse, Claudiane, Fábio e o atual Deputado Estadual Cleiton Kielse. Quiélse foi seis vezes deputado estadual e participou de inúmeras comissões da Assembléia Legislativa. Como engenheiro civil teve papel relevante em várias ações do Poder Público Estadual, revelando-se sanitarista com larga folha de serviços prestados ao Paraná, reconhecido com a outorga de inúmeros títulos de Cidadão Honorário de municípios paranaenses. Tomou posse no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná em 31 de maio de 1990. No Tribunal ocupou a Presidência em 1999 e 2000, foi vice-presidente por cinco vezes e também desempenhou as funções de presidente do Conselho Superior e de Corregedor-Geral. Quando faleceu ocupava a vaga de vice-presidente da Casa. Jornalista responsável:Maria de Lourdes da Conceição (41-3352-3338/9991-6862)