CNJ pode adotar projeto conjunto da Assembleia, do Ministério Público e da Secretaria da Educação

20/08/2014 16h39 | por Sonia Maschke e Jaime S. Martins.

Alunos de Comunicação da Uninter, de Curitiba, visitam a Assembleia Legislativa e são recebidos pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB) na Sala da Presidência.Créditos: Nani Gois (Alep / crédito obrigatório)

O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, revelou nesta quarta-feira (20) que o programa “Parlamento Jovem Cidadão” será apresentado em Brasília ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A intenção é que ele seja adotado também em outros estados. O programa foi criado através de uma parceria entre a Assembleia, o Ministério Público estadual e a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é o de incentivar os estudantes do ensino médio a conhecer os poderes públicos e participar da vida política.

Rossoni contou a novidade durante a visita de estudantes de Comunicação da Uninter, de Curitiba. Pouco antes, tinha sido informado que o promotor de Justiça Eduardo Cambi, do MP-PR, estava a caminho da capital federal para levar a proposta ao CNJ.   “No passado não muito distante a Assembleia teve momentos muito difíceis, atolada com escândalos. O Legislativo foi muito cobrado, com razão, pela sociedade e pelo Ministério Público, que hoje é parceiro. Nós demos a resposta positiva que era esperada. Implantamos medidas moralizadoras e, por isso mesmo, duras. Agora a Assembleia é referência em todo o Brasil em iniciativas como essa”, disse o deputado.  “As visitas de jovens e conversas como a que tivemos aqui com os estudantes de Jornalismo e Publicidade incentivaram para a criação do projeto”, acrescentou.

O programa
– O convênio para a implantação do “Parlamento Jovem Cidadão” foi assinado em julho deste ano. Prevê a distribuição do Caderno da Cidadania entre os alunos dos 32 núcleos de educação do Paraná, preparatório para que os interessados apresentem projetos de cidadania. Um projeto de cada núcleo é selecionado e os autores formarão o “Parlamento”, que fará visitas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.