Com investimento de R$ 5 milhões, programa do governo lançado na Assembleia vai doar fraldas e absorventes Iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família irá disponibilizar produtos ao público em situação de vulnerabilidades social de todos os 399 municípios do estado.

09/05/2023 13h19 | por Ana Luzia Mikos
Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, no Plenarinho da Casa.

Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, no Plenarinho da Casa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, no Plenarinho da Casa.

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu o lançamento do Programa de Apoio à Higiene Íntima de Crianças e Adolescentes. Com investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa irá entregar produtos ao público em situação de vulnerabilidades social, que passam a ter acesso a fraldas, absorventes e produtos higiênicos complementares.

A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) e o evento foi proposto pelo deputado Hussein Bakri (PSD). “Uma iniciativa importantíssima, ajudando crianças, adolescentes e famílias que precisam em todo o estado”, exaltou o parlamentar.

Os recursos usados no programa são do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), aportados pelas empresas Sanepar e Copel, por meio de doação de imposto de renda, podendo atender os 399 municípios do Paraná.

“Esse tema da pobreza menstrual é desconhecido para muitas pessoas, e falo por mim. Porque antes de o assunto vir para Assembleia, não se falava tanto sobre esse problema da sociedade, que é tão presente na vida das mulheres, especialmente das mulheres carentes. Vemos que esse assunto tem crescido e ainda bem que as coisas estão acontecendo, com ações beneficiado tantas mulheres e jovens”, afirmou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e da Pessoa com Deficiência (CRIA), o deputado Evandro Araújo (PDS).

À frente da Procuradoria da Mulher na Assembleia, a deputada Cloara Pinheiro (PSD) ressaltou a importância do programa. “Uma das demandas frequentes nas agora 114 procuradorias espalhadas pelo Estado é exatamente por produtos de higiene, como absorventes”.

“A maior ‘obra’ que se pode inaugurar é fazer a diferença na vida das pessoas, é o legado que podemos deixar, como deputados, secretários e técnicos que estão aqui para ajudar as prefeituras, muitas delas sem a capacidade de atender a todos”, disse o deputado Moacyr Fadel (PSD).

“A população espera que a classe política trabalhe principalmente por aqueles que mais precisam, os mais injustiçados, aqueles que vivem muitas vezes em pobreza extrema, abandonados. Nosso papel é buscar uma forma para poder dar dignidade e respeito à população”, acrescentou o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

O deputado Anibelli Neto (MDB) elogiou a equipe da SEDEF. “Pessoas comprometidas com esse ideal, pessoas que vestem a camisa e ajudam esse governo a fazer a diferença”.

Dignidade

A primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, avaliou que o projeto é importante não somente nas vidas das adolescentes, mas também para as mães e famílias.

“Traz dignidade, respeito. Tanto por elas, quanto pelas mamães, principalmente aquelas que não têm condições de dar essa assistência de forma digna. Infelizmente há muitos casos, que geram uma consequência enorme na vida dessa menina. Escutei emocionada, porque quem passa por esse momento com suas filhas sabe o grau de importância de estarmos aqui unidos em prol de uma pauta tão importante”, completou.

“O nosso governador Ratinho Junior e a nossa primeira-dama, preocupados com o destino do imposto de renda das empresas públicas como a Sanepar e da Copel, decidiram fazer a destinação desses recursos para higiene íntima, atendendo tantas meninas que têm necessidade, que não vão à escola, ficam em casa, crianças que não têm fralda para usar, mães e pais que sofrem com essa dificuldade”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), Rogério Carboni.

A secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, também falou da importância do projeto e da parceria entre o Executivo e o Legislativo nas ações em prol das mulheres.

Também compuseram a mesa o chefe de gabinete da SEDEF, Junior Zarur; a superintendente de governança e sustentabilidade da Copel, Luiza Nastari; e chefe de gabinete da presidência da Sanepar, Fabrício Castilho.

Capacitação

Além do lançamento do programa, o evento desta terça-feira também contou o ‘SEDEF na Assembleia’, uma versão no legislativo do ‘SEDEF nos Municípios’, que faz a parte da Escola de Gestão do Governo.

O encontro é destinado a levar capacitação técnica e tem como principal objetivo o esclarecimento de dúvidas, por meio de informações técnicas do funcionamento de programas e projetos executados em parceria com a Assembleia, com os municípios e como estes podem acessar recursos.

“Uma ação muito significativa e vamos estabelecer que haja um rodízio de Secretários de Estado aqui na Assembleia. Os técnicos da Secretaria vão explicar aos assessores parlamentares as políticas públicas, para identificarem os meios de viabilizar recursos, programas e tudo aquilo que possa beneficiar as suas regiões. Eu já fui prefeito e a grande dificuldade às vezes é achar o caminho certo para chegar onde está o recurso para ajudar os municípios”, afirmou Hussein Bakri.

A programação ao longo do dia incluiu temas como as políticas estaduais da Criança e Adolescente; da Assistência Social; da Pessoa com Deficiência; da Juventude Programas e Projetos, recursos e emendas parlamentares.