Com proposição da deputada Márcia Huçulak (PSD), Assembleia homenageia Enfermagem e os 50 anos do curso na UFPR
A parlamentar destaca a evolução da área e sua importância para o sistema de saúde.
Por proposição da deputada Márcia Huçulak (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná presta nesta segunda-feira (27/05) duas homenagens ao setor da Enfermagem: uma pelos 50 anos do curso da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que serão destacados no Grande Expediente; outra, uma sessão solene alusiva à Semana da Enfermagem, quando profissionais de destaque serão homenageados.
O setor reúne quase 140 mil profissionais no Paraná e 3 milhões no Brasil.
“A cada dia fica mais clara a importância da Enfermagem para os sistemas de saúde e, portanto, para todas as pessoas que necessitam de atendimento”, diz Márcia, enfermeira formada pela PUC-PR, com mestrado em gestão de saúde pela Universidade de Londres.
“O desenvolvimento da profissão foi muito expressivo e o futuro aponta para uma evolução ainda mais desafiadora, com novos campos de trabalho e uma complexidade mais acentuada”, diz Márcia. “O curso da UFPR é um marco na qualificação dos profissionais e hoje tem uma estrutura invejável de ensino, pesquisa e formação.”
O Grande Expediente começa por volta das 14h30, e a sessão solene, às 18h, no plenário da Casa.
Curso
O Grande Expediente terá uma breve palestra da coordenadora do curso de Enfermagem da UFPR, Laura Christina Macedo. Ela destaca a evolução desde que o curso foi criado, em 1974.
“Surgiu para atender uma necessidade de formar profissionais para o Hospital de Clínicas”, diz. “Hoje, o perfil evoluiu muito, principalmente para as áreas de pesquisa e gestão.”
Além da graduação, a Federal conta atualmente com especialização, mestrado e doutorado na área.
A Enfermagem da UFPR tem atualmente 328 estudantes matriculados e 66 professores. Nos 50 anos de atuação, formaram-se na instituição 1.677 enfermeiras e enfermeiros. São abertas 40 vagas por ano no vestibular.
De acordo com Laura, a formação de excelência assegura a qualidade dos profissionais. Um indicativo, diz ela, é número de ex-estudantes que – principalmente depois da pandemia de covid-19 – passaram a trabalhar em países como Estados Unidos, Canadá e Portugal. “Recebemos muitos pedidos de validação dos diplomas”, conta ela.
Semana
A sessão solene, por sua vez, vai fechar simbolicamente a Semana da Enfermagem, realizada de 12 a 20 de maio, que este ano chegou à sua 85ª edição.
Durante a sessão serão homenageados profissionais de destaque nas áreas.
Anualmente, o período reforça o reconhecimento, a valorização e os debates sobre os rumos da enfermagem, que é essencial para a saúde.
O tema abordado este ano foi o impacto das tecnologias no futuro da enfermagem, destacando questões de formação profissional, ética e cuidado.
A deputada Márcia Huçulak participou ativamente das atividades, em encontros e seminários promovidos, por exemplo, pelo Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem), UniSantaCruz e UFPR.
“Fala-se muito do futuro das profissões. Profissões como a enfermagem serão cada vez mais imprescindíveis”, avalia Márcia.
Serviço:
1)Homenagem: 50 anos curso de Enfermagem da UFPR
•27 de maio, segunda-feira
•14h30
•Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salete, s/n)
2)Sessão Solene alusiva à Semana da Enfermagem
• 27 de maio, segunda-feira
•18h
•Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salete, s/n)
Notícias Relacionadas
Prevenção e proteção reforçam segurança de crianças e adolescentes, defende deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD)
Autora de lei que reforça atenção contra a violência, deputada participou da inauguração da nova sede do Conselho Tutelar do Portão/Fazendinha.
Leia maisFrente Parlamentar da Nefrologia inicia os trabalhos na Assembleia Legislativa
Coordenada pela deputada Cristina Silvestri (PP), a frente busca aprimorar o atendimento aos pacientes com doenças renais no Paraná.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) destaca gravidade e pede mobilização no combate à violência sexual contra crianças
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputada alerta para a subnotificação.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD): desafios da Enfermagem incluem novas áreas de atuação e atenção integral ao paciente
Paramentar participa de palestras durante a Semana da Enfermagem, que debate o cenário de uma categoria com quase 150 mil profissionais no Paraná.
Leia mais