Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comissão de Cultura realiza evento do Outubro Rosa e reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Roda de conversa, realizada nesta segunda-feira (13), destacou o papel da informação e do diagnóstico precoce como principais ferramentas para reduzir casos e fortalecer a rede de apoio às pacientes.

Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (13).
Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (13). Créditos: Valdir Amaral/Alep

Como forma de divulgar e discutir a importância da conscientização sobre o câncer de mama, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, nesta segunda-feira (13), uma roda de conversa com especialistas sobre o tema.

“A Comissão de Cultura tem procurado atuar em diversas áreas, e essa questão do Outubro Rosa não poderia ficar de fora. Esse é um tema que só se resolve com informação, divulgação e prevenção. É um momento de ouvir e aprender com profissionais e mulheres que compartilham suas experiências”, explicou o presidente da Comissão, deputado Nelson Justus (União). Segundo ele, a ação reforça o compromisso do Legislativo em promover iniciativas de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

A vice-presidente da Comissão, deputada Clora Pinheiro (PSD), destacou a importância de estender as ações de conscientização para além do mês de outubro. “O Outubro Rosa é maravilhoso, mas precisamos transformá-lo em um ano rosa. Muitas mulheres descobrem o câncer em outubro e acabam enfrentando demora para iniciar o tratamento. Por isso, pensamos em criar o Junho Rosa como forma de incentivar o cuidado e o diagnóstico precoce”, explicou.

A importância do autoconhecimento e da informação técnica na prevenção ao câncer de mama foi destacada pela acadêmica de Direito Tainá Machado. “Precisamos unir as mulheres com conteúdo técnico, para que elas tenham posicionamento, saibam questionar os médicos e conheçam o próprio corpo”, afirmou a estudante, que foi diagnosticada tardiamente com câncer de mama. Para ela, o conhecimento é fundamental para o diagnóstico precoce e o enfrentamento da doença. “A Assembleia é a Casa do Povo e é essencial que receba as mulheres, compartilhando vivências e trazendo conteúdo de qualidade. Infelizmente, nem sempre temos esse espaço em outros lugares, e aqui conseguimos”, destacou.

O evento, realizado no 13º andar do prédio da Assembleia, localizado na Avenida João Gualberto, nº 1000, reuniu servidoras da Casa de Leis, mulheres que venceram o câncer e representantes de projetos voltados à saúde e à solidariedade, como o grupo Amigas da Mama, reconhecido pelo trabalho de apoio a pacientes em todo o Paraná.

Outubro Rosa

Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, a Lei nº 13.733/2018 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama — Outubro Rosa. No Paraná, a campanha foi oficializada pela Lei nº 16.935/2011, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos).

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de novos casos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa aproximadamente 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas em mulheres.

No Paraná, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima uma média de 3.650 novos diagnósticos por ano — quase dez casos por dia. Em todo o país, para o triênio 2023–2025, são projetados 73.610 novos casos anuais.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido por um dos mamilos. Também podem surgir pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação