A pauta de votações da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa foi apreciada nesta terça-feira (13), durante reunião ordinária. De cinco projetos, apenas dois foram aprovados e um foi retirado de pauta. O deputado Pedro Lupion (DEM) pediu vistas dos projetos nº 873/11, de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), estabelecendo diretrizes sobre o controle ético da população de cães e gatos e vedando o extermínio destes animais para controle populacional, e nº 370/11, de autoria do deputado Rasca Rodrigues (PV), dispondo sobre ações preventivas de saneamento.
A comissão também iniciou a discussão sobre a participação na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, o Rio + 20, que comemora duas décadas da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e acontece entre os dias 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. “Tiramos também decisões importantes sobre a Rio + 20, que é o grande acontecimento mundial sobre a questão ambiental. A delegação paranaense e, em especial, a delegação da Assembleia Legislativa, vai fazer parte desta grande cúpula da ONU sobre meio ambiente. Tiramos aqui resoluções e também vamos abrir um debate para que possamos recolher informações e sugestões a serem encaminhadas para a Rio + 20”, informou Cheida.
Os deputados Rasca Rodrigues (PV), Pedro Lupion (DEM), Jonas Guimarães (PMDB), Elton Welter (PT) e Hermas Brandão Júnior (PSB) estiveram presentes na reunião da comissão.