Comissão de Educação da Assembleia promove reunião entre secretário e diretores de escola Entre os pontos do debate estavam as principais dificuldades de gestão nas instituições de ensino do Estado.

24/08/2021 17h11 | por Thiago Alonso
Demandas das escolas estaduais foram debatidas em reunião da Comissão de Educação com o secretário Renato Feder.

Demandas das escolas estaduais foram debatidas em reunião da Comissão de Educação com o secretário Renato Feder.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Demandas das escolas estaduais foram debatidas em reunião da Comissão de Educação com o secretário Renato Feder.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira (24) uma reunião entre diretores de escolas estaduais e o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, para discutir as principais demandas das escolas do Estado. Entre as sugestões levantadas pelos diretores estão a necessidade de autonomia pedagógica, o aumento de investimentos na estrutura física das escolas e a falta de equipamentos de apoio para as aulas, como computadores. Outros temas foram abordados, como a necessidade do fortalecimento dos cursos subsequentes, a contratação de mais funcionários e profissionais sobrecarregados.

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, afirmou que muito dos pedidos serão analisados e atendidos pela pasta. Ele explicou que a Secretaria vai implementar gratificação aumentada aos diretores, além de estar trabalhando no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Feder também informou que em breve será publicado um edital para contratação de quase quatro mil agentes educacionais 1 e 2. Por fim, a pasta está preparando o chamamento de novos professores por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o próximo ano.

A reunião foi considerada extremamente positiva pelos participantes. Durante o encontro, parlamentares, diretores e secretários decidiram que a Comissão de Educação da Assembleia vai promover encontros periódicos entre as partes, com o objetivo de aproximar e aprofundar o debate. “Foi uma ótima reunião. Diretores trouxeram uma série de sugestões objetivas para a Secretaria, nos conectando ainda mais com as escolas”, avaliou Renato Feder.

O presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), destacou a importância de aproximar diretores e Secretaria de Educação. “A Comissão de Educação da Assembleia cumpriu seu papel, demonstrando que não há lado político. Fizemos um debate sobre as dificuldades diárias da escola. São ideias importantes e muitas serão implementadas. Neste sentido, a Assembleia do Paraná desempenhou o seu papel”, afirmou. 

O líder da Oposição e membro da Comissão de Educação, deputado Professor Lemos (PT), lembrou a importância da aproximação promovida pela Assembleia para que os diretores possam ser ouvidos com mais efetividade. “Foram colocadas demandas que devem ser atendidas. Reuniões como estas deverão continuar acontecendo. A sugestão está acatada e vamos realizar mais encontros neste modelo”, disse. “Os principais problemas das escolas foram ouvidos. São demandas do dia-a-dia das escolas. Foi experiência enriquecedora para a Comissão”, completou o deputado Evandro Araújo (PSC).

A diretora do Colégio Estadual Paraíso do Norte, Cristina Maria Ferraciolli de Freitas, afirmou que o encontro superou as expectativas. “Foi uma reunião muito produtiva. Vamos sair daqui muito tranquilos. A Secretaria de Educação tem excelentes propostas, mas que podem melhorar. Nós podemos contribuir com isso”, avaliou a diretora.

Participaram do encontro diretores de escolas de Curitiba, Coronel Vivida, Paraíso do Norte, Perobal, Inajá e Santo Antônio do Caiuá.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação