Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comissão de Educação recebe reivindicações dos professores estaduais

Podcast
((Descrição do áudio))

A possibilidade de redução do salário oferecido aos professores contratados pelo estado por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e as regras para distribuição de aulas adicionais aos docentes foram debatidas nesta terça-feira (21) pelos deputados que compõem a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná. A reunião extraordinária foi convocada a pedido da APP-Sindicato.

Segundo a diretoria do sindicato que representa os professores estaduais, a Secretaria de Estado da Educação estuda a possibilidade de reduzir em R$ 500 o salário dos professores temporários que complementam o quadro funcional das escolas. Atualmente, os contratos de PSS preveem um salário de R$ 1.415,00 por 20 horas semanais de trabalho. Segundo o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, a Comissão de Educação do Legislativo pode mediar a abertura das negociações com o estado.

Sonora

Os professores também questionam as regras adotadas desde o início do ano para a distribuição de aulas adicionais. Os representantes da categoria afirmam que muitos trabalhadores foram prejudicados com a redução das aulas e, consequentemente, do salário por solicitar licenças garantidas em lei.

Todas as demandas foram detalhadas em um documento que será encaminhado para o governador, a secretária de Educação e o secretário-chefe da Casa Civil. Para o presidente da Comissão de Educação, deputado Hussein Bakri (PSD), é preciso encontrar soluções que não penalizem os trabalhadores.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação