Comissão de Esportes recebe paratletas olímpicas e aprova cinco projetos de lei As paratletas de natação Debora e Beatriz Borges Carneiro receberam menção honrosa pelos resultados obtidos no Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru.

05/11/2019 19h19 | por Thais Faccio

As paratletas de natação Debora e Beatriz Borges Carneiro receberam menção honrosa da Comissão de Esportes pelos resultados obtidos no Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Presidida pelo deputado Douglas Fabrício (PPS), a Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), se reuniu nesta terça-feira (05), para discutir e aprovar o parecer sobre cinco projetos de lei.  A Comissão também recebeu a visita do superintendente de Esporte do Paraná, Hélio Renato Wirbiski e das irmãs e paratletas de natação Debora e Beatriz Borges Carneiro.

Durante a reunião foram aprovados cinco projetos de lei, com destaque para o PL 607/2017, de autoria do deputado Paulo Litro (PSDB) que trata sobre as penalidades a serem aplicadas aos torcedores e aos clubes de futebol cujas torcidas praticarem atos de racismo em estádios do Paraná. Também foram aprovados os seguintes projetos: PL 585/2018, de autoria do Evandro Araújo (PSC) que concede o título de utilidade pública à Associação Cultural e Desportiva de Maringá; o PL 570/2019, do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) que concede o título de utilidade pública à Associação Basquetebol Arte de Pato Branco; o PL 605/2019, de autoria do deputado Douglas Fabrício (PPS) que concede o título de utilidade pública ao Instituto de Desenvolvimento Social e Esportivo (IVM), com sede em Cascavel e o PL 622/2019, de autoria do deputado Paulo Litro (PSDB) que concede o título de utilidade pública à Associação Duovizinhense de Handebol, na cidade de Dois Vizinhos.

Após análise dos projetos, o vereador licenciado e superintendente de Esporte do Paraná, Hélio Renato Wirbiski agradeceu os deputados pelas emendas direcionas à pasta; falou da Lei de Incentivo ao Esporte que destinou esse ano R$ 10 milhões para projetos esportivos; do atendimento a mais de 300 mil crianças através dos diversos programas que a superintendência desenvolve e do projeto Geração Olímpica. “Meu agradecimento aos deputados e a essa Casa de Leis pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol do esporte”.

Menção honrosa - Ao final, as irmãs paratletas de Maringá receberam uma menção honrosa, proposta pelo deputado Subtenente Everton (PSL), pelos excelentes resultados obtidos. No final de agosto, elas participaram dos Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru, e, juntas, conquistaram cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

“O nosso muito obrigado e nosso parabéns pelos resultados. Essa é uma homenagem singela para vocês que além de vitoriosas no esporte, também são vencedoras nas suas limitações”, pontuou o deputado Everton. “O esporte é um instrumento do bem e transformador. Meus parabéns pelas conquistas”, comentou o deputado Douglas Fabrício (PPS). Ele também destacou a emenda conjunta de R$ 1,5 milhão, destinada à reforma e adequação do Ginásio de Esportes, em Curitiba, onde se localiza a sede da superintendência e que será usado às atividades paradesportivas.

Participaram da reunião os deputados Douglas Fabrício (PPS), Mabel Canto (PSC), Subtenente Everton (PSL), Alexandre Amaro (Republicanos), Paulo Litro (PSDB), Boca Aberta Júnior (PROS), a coordenadora do programa Geração Olímpica, Denise Golfieri e o pai das paratletas, Eraldo Volpato Carneiro.