Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comissão de Saúde aprova projeto que amplia oferta de exames para detectar câncer de mama em pessoas com histórico familiar da doença

Reunião ocorreu antes das sessões plenárias desta segunda-feira (27).
Reunião ocorreu antes das sessões plenárias desta segunda-feira (27). Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a instituição do rastreamento genético do câncer de mama direcionado às pessoas com histórico familiar da doença no Estado do Paraná. O projeto de lei da deputada Maria Victoria (PP) teve parecer favorável do relator, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), e foi aprovado por cinco votos favoráveis e uma abstenção na reunião ordinária da comissão, realizada na tarde desta segunda-feira (27).

Além do deputado Bazana, a reunião contou com a presença dos deputados Tercílio Turini (MDB), presidente da comissão, Arilson Chiorato (PT), Dr. Leônidas (CDN), Márcio Pacheco (PP) e da deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD).

De acordo com o Projeto de Lei nº 629/2024, caberá à Secretaria de Estado da Saúde viabilizar a implantação, em todos os municípios do Estado, do agendamento para o rastreamento genético, direcionado às pessoas com histórico familiar de câncer, como medida de prevenção da doença.

Outra proposta da deputada Maria Victoria, relatada por Arilson Chiorato, que institui o Março Borgonha como mês de Conscientização sobre o Mieloma Múltiplo, foi aprovada por unanimidade. O Projeto de Lei nº 180/2025 propõe que o mês seja utilizado para ações de sensibilização e disseminação de informações sobre a doença e para o incentivo aos exames de rotina.

A comissão aprovou ainda, também por unanimidade, o Projeto de Lei nº 476/2025, de autoria do Deputado Alisson Wandscheer (SD), que institui o Dia Estadual da Neurodiversidade no Estado do Paraná. A proposta, relatada pelo deputado Márcio Pacheco, tem como objetivo reconhecer a importância dos profissionais da Biomedicina para a saúde pública e privada, bem como valorizar o seu papel nas áreas de diagnóstico, pesquisa, docência e inovação científica.

Também por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei nº 695/2025, de autoria do deputado Dr. Leônidas, que institui o mês de julho como “Julho Laranja”, dedicado à conscientização sobre a necessidade do Exame Ortodôntico Anual em Crianças de 6 a 12 anos de idade. A proposta foi relatada pela deputada Secretária Márcia Huçulak, que deu parecer favorável. 

Vistas

Finalizando a reunião, o deputado Arilson Chiorato pediu vistas para melhor avaliar o Projeto de Lei nº 830/2025, de autoria do deputado Márcio Pacheco, que dispõe sobre a obrigatoriedade de hospitais, clínicas e maternidades públicos e privados apresentarem relatório com informações referentes a abortamentos à Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Paraná. O relator, deputado Dr. Leônidas deu parecer favorável, na forma do substitutivo geral aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

No entanto, a deputada Secretária Márcia relatou que, atualmente, os profissionais de saúde já precisam fazer relatórios sobre os abortamentos tanto para o SUS, quanto para os planos de saúde particulares. E que, assim, o projeto apenas criaria mais um formulário para a notificação de um dado que a Secretaria de Saúde já possui.

Em seguida, após o pedido de vistas do deputado Chiorato, o presidente da comissão definiu que o projeto será novamente debatido na próxima sessão da comissão, marcada para a próxima segunda-feira (3).

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação