Comissão de Turismo debate propostas de investimentos e elaboração do Orçamento do Estado para 2016
Deputados da Comissão de Turismo defendem a criação de um Fundo de Incentivo ao Turismo e mais divulgação dos pontos turísticos do Paraná.
A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Chico Brasileiro (PSD), reuniu-se nesta terça-feira (27), no Auditório Legislativo, para apresentar propostas e discutir as políticas públicas direcionadas ao Turismo para o Paraná no ano de 2016. No encontro, que reuniu representantes de secretarias estaduais e diversos órgãos envolvidos com o turismo, foram debatidos temas como a criação de um Fundo de Incentivo ao Turismo, o aumento de investimentos privados no setor e a melhora na infraestrutura de divulgação dos atrativos do estado.
Para o deputado Chico Brasileiro, o objetivo principal da audiência pública foi cumprido, com a reunião de todos os representantes de diversos setores ligados ao turismo, para discutir o orçamento e para que trouxessem sugestões ao setor. “Nosso objetivo é reunir as propostas dos diversos representantes e submetê-las à Comissão de Turismo. A partir daí, nós vamos encaminhá-las ao orçamento, através de emendas corretivas que venham a viabilizar essas ações imprescindíveis para o Paraná”.
O presidente da comissão disse que a criação de um Fundo de Incentivo ao Turismo é necessária para possibilitar a captação de recursos. “O exemplo do fundo que foi criado em Foz é uma referencia para nós. Os recursos provenientes do fundo seriam fundamentais para o investimento em infraestrutura no estado e para que nós possamos projetar o futuro do turismo. Estamos em um momento de construção de um ambiente favorável e, com essa união de forças, estamos planejando ações efetivas e permanentes no Paraná”. “Temos a certeza que a criação do Fundo de Incentivo será um instrumento fundamental para colocar o turismo entre os carros-chefes da nossa economia”, afirmou o deputado Chico Brasileiro.
Segundo o deputado, o Estado precisa de investimentos em áreas que consigam trazer mais retorno em número de turistas para o Paraná. “Nós recebemos diversas propostas e todas elas apontam no sentido de aumentar esse orçamento para termos mais ações de divulgação do Paraná no exterior e em todo o Brasil”. “Todo recurso investido no turismo, ele praticamente dobra o seu retorno através de impostos e geração de empregos. Então o turismo é uma grande aposta, inclusive para esse período de crise que nós vivemos atualmente”, concluiu o deputado.
Estiveram presentes à reunião da Comissão de Turismo, além do presidente, Chico Brasileiro; o deputado Anibelli Neto (PMDB); as deputadas Maria Victoria (PP) e Cláudia Pereira (PSC); a diretora administrativa e financeira do Paraná Turismo, Marilda Keller; o coordenador de Orçamento e Programação da Secretaria de Estado da Fazenda, João Luiz Giona Junior; a secretária da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, Ana Beatriz Prado; o vice-presidente do Conselho Paranaense de Turismo e presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, João Jacob Mehl; além de representantes da Fecomércio e de associações de agentes viagem e turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá.
*Assista ao vídeo relacionado no Facebook da Alep.
Notícias Relacionadas
Palestra destaca papel da contabilidade no desenvolvimento econômico e no fortalecimento do empreendedorismo
Evento foi promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR).
Leia mais
Aula magna marca lançamento do curso Qualificação Político-Eleitoral para Mulheres – Eleições 2026
Com seis módulos, curso será disponibilizado online, em parceria com a ABRADEP.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra criatividade e inovação com vencedores do World Creativity Day
Vencedores da edição 2026 foram recepcionados pelo presidente da Casa, deputado estadual Alexandre Curi (Rep).
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais