Comissão de Turismo destaca a importância estratégica do setor para o desenvolvimento do Paraná Ações desta comissão técnica da Assembleia têm como principal objetivo destacar o potencial turístico do estado, ainda pouco explorado.

08/01/2017 09h10 | por Kharina Guimarães
Comissão de Turismo.

Comissão de Turismo.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Comissão de Turismo.

Estimular o desenvolvimento do turismo paranaense como forma de impulsionar o crescimento econômico do Paraná. Esta é a aposta da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná. Sob o comando do deputado Chico Brasileiro (PSD), o grupo temático focou as ações de 2016 na inclusão o estado na rota dos cruzeiros marítimos e em apoiar os municípios na busca por financiamentos para o setor.

“Além do nosso papel de legisladores sobe as questões ligadas às atividades turísticas, priorizamos estabelecer vínculos diretos e permanentes com os principais agentes e promotores do turismo no Paraná”, afirmou Chico Brasileiro.  “Dessa forma, levamos os trabalhos da Comissão de Turismo para fora das paredes da Assembleia, aproximando-a com a sociedade e entendendo melhor os seus problemas”, avaliou.

O principal debate do ano aconteceu durante a audiência pública sobre “O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável como Indutor do Turismo no Paraná”. O evento reuniu autoridades, representantes do Ministério do Turismo, das entidades de classe e empresários do setor com o objetivo de estimular as regiões turísticas a apresentarem um planejamento estratégico de investimentos e serem enquadradas nos programas de financiamento. “A Comissão de Turismo vem fomentando cada vez mais esse debate, porque nós apostamos muito no turismo como uma alternativa de desenvolvimento econômico e entendemos que o Paraná tem, cada vez mais, que incentivar e fomentar o turismo para que nossa participação no PIB do Paraná seja cada vez mais preponderante”, afirmou o presidente da comissão.

Outra grande aposta para o setor é tonar o Porto de Paranaguá cada vez mais atrativo como destino ou escala para os cruzeiros marítimos. As embarcações com passageiros são recebidas no Paraná há cinco anos. Só na temporada de 2014/2015, o setor movimentou mais de R$ 1 bilhão no Brasil.

No segundo semestre do ano, a comissão deu o aval para a criação de sete novas rotas ou regiões turísticas e representou o Legislativo em diferentes eventos, ressaltando o potencial turístico do Paraná. “O turismo cresce, o turismo gera cada vez mais riqueza e o turismo gera cada vez mais investimentos. Eu tenho certeza de que a pauta do turismo estará sempre presente não só na comissão, mas na Assembleia como um todo”, destacou o deputado Chico Brasileiro.