Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comissão Especial já se organiza para definir agenda de trabalho do Código do Empreendedor Colegiado criado no último dia 23 de abril é presidido pelo deputado Denian Couto (Podemos).

05/05/2025 12h56 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Denian Couto (Podemos), presidente da Comissão Especial que vai criar do Código do Empreendedor paranaense.

Deputado Denian Couto (Podemos), presidente da Comissão Especial que vai criar do Código do Empreendedor paranaense.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Denian Couto (Podemos), presidente da Comissão Especial que vai criar do Código do Empreendedor paranaense.

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), criada para estudar e elaborar o futuro Código do Empreendedor paranaense, já se prepara para traçar sua agenda de trabalho. O deputado estadual Denian Couto (Podemos), designado como presidente do grupo, deve liderar a definição das primeiras ações ainda nesta semana, durante a reunião inaugural da comissão.

A comissão foi formalizada no último dia 23 de abril com a missão de analisar mais de 21 mil leis relacionadas ao empreendedorismo e inovação no estado, muitas delas desatualizadas ou inválidas. Além da revisão legislativa, o grupo pretende dialogar com entidades da sociedade civil para coletar sugestões e debater melhorias no ambiente de negócios do Paraná.

“A gente vai diminuir a burocracia e permitir que o ambiente de negócios seja melhor no nosso estado. A ideia é terminar isso ainda esse ano e dar uma nova lei para todo o setor. Vamos viajar pelo Paraná nas principais regiões do estado para debater o assunto”, afirmou Denian Couto.

Além do presidente, a comissão é formada pelos deputados Marcelo Rangel (PSD), Goura (PDT), Marli Paulino (SD), Jairo Tamura (PL), Luiz Fernando Guerra (União), Fabio de Oliveira (Podemos) e Soldado Adriano (PP).

Empreendedorismo em alta no Paraná

O cenário para novos negócios no Paraná é promissor. Em 2024, foram abertas 303.048 novas empresas no estado, segundo a Junta Comercial do Paraná, das quais 73% são microempreendedores individuais (MEI) e 25% sociedades limitadas. Isso equivale a uma média de 830 empresas criadas por dia, com Curitiba liderando o movimento (35.277 registros, ou 11,6% do total).

Além disso, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que 82% dos municípios paranaenses apresentaram saldo positivo na criação de vagas com carteira assinada no ano, com 327 das 399 cidades registrando mais contratações do que demissões. O tempo médio para abrir uma empresa no estado também caiu para pouco mais de 8 horas, resultado de avanços tecnológicos e investimentos em qualificação profissional — mais de R$ 25 milhões foram aplicados em cursos gratuitos que atenderam empreendedores de diferentes setores, especialmente comércio, alimentação e serviços.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação