Comissão se reúne com representante do Governo Federal sobre o Contorno Norte de Londrina Traçado da obra é discutido com atenção, já que vai influenciar no desenvolvimento regional.

29/05/2023 16h26 | por Assessoria Parlamentar
A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná reuniu-se na sexta (26) na sede da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina.

A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná reuniu-se na sexta (26) na sede da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina.Créditos: Divulgação

A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná reuniu-se na sexta (26) na sede da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina.

A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná reuniu-se na sexta (26) na sede da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina, com a participação online do diretor de Planejamento da Infra S/A, o engenheiro civil Cristiano Della Giustina, direto de Brasília.

A Infra é uma empresa do Governo Federal, responsável por obras ferroviárias, planejamento e estruturação de projetos para o setor de infraestrutura de transportes. O deputado federal Diego Garcia articulou a participação de Giustina.

Situação atual do projeto em Brasília

O diretor da Infra, Cristiano Della Giustina, fez uma apresentação sobre a situação no Governo Federal do projeto do Contorno Norte de Londrina. Segundo ele, foi feito um traçado que servirá para o leilão que vai definir a nova concessionária. Mas o desenho pode mudar conforme o andamento das obras: “O traçado é referencial, porque ainda depende de definições ambientais e levantamentos topográficos e socioreferenciais, para ver as áreas mais conurbadas. Também serão feitos estudos geológicos, para ver onde o solo é mais adequado para a infraestrutura. Tudo será discutido com a comunidade local”, relatou.

Segundo o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), um dos líderes da Comissão, o objetivo do convite a Giustina foi entender da Infra qual traçado do contorno está sendo previsto para a nova concessão: “Precisamos saber até que ponto ela coincide com o projeto que temos, refeito pela Econorte, para entender o que é possível aproveitar", explica.

Reunião dos municípios

O diretor de Planejamento da Infra S/A recomendou que os municípios coloquem nos planos diretores a reserva de áreas para o contorno, para facilitar o processo quando chegar a fase de desapropriações. Isso deve ajudar a tornar a obra mais barata, além de agilizar o prazo para licenciamento ambiental. Cristiano Della Giustina alertou: “A experiência em outros contornos mostra que o processo de desapropriação é demorado, o que impacta toda a construção”.

Assim, a Comissão definiu a realização de uma reunião técnica entre as prefeituras, dentro de 15 dias, para tratar do Contorno Norte.

A preocupação do deputado Tiago Amaral é garantir o melhor projeto para a região: “Temos que encaminhar uma posição conjunta nossa, senão eles é que vão definir. Como resultado, pode ser que não levem em conta as nossas discussões e o que é o melhor para o nosso desenvolvimento”.

Embora a obra seja esperada há muito tempo, a discussão sobre o novo traçado precisa ser feita com bastante atenção, até porque é algo que não atrapalha o processo em andamento.

O trajeto do Contorno Norte de Londrina vai causar impacto no desenvolvimento regional, influenciando a instalação de empresas: "Hoje, estão sendo liberadas construções de indústrias em áreas que podem conflitar com o traçado, por isso, a necessidade da definição do projeto", disse Conrado Scheller, prefeito de Cambé.

Providências da Comissão de Infraestrutura

Como medidas práticas, a Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná vai encaminhar à ANTT o projeto executivo que já existe, validado pelas prefeituras. Isso pode antecipar etapas, além de garantir uma obra que realmente atenda às necessidades regionais.

Tiago Amaral enumera outras providências que serão tomadas: “Vamos buscar adiantar estudos já dentro dos planos diretores municipais, bem como o que será necessário em relação a desapropriações. Com tudo isso, teríamos um ganho de velocidade na obra. O interesse é de todos os cidadãos do norte do Paraná”, pontua.

O que é o Contorno Norte de Londrina

O Contorno Norte de Londrina é uma obra que prevê desviar o trânsito da BR-369, que hoje passa por dentro de áreas urbanas de Londrina, Ibiporã e Cambé. Quando estiver pronta, a obra vai, por exemplo, retirar o tráfego pesado da Avenida Brasília, em Londrina.

O projeto original é de 1997, mas nunca saiu do papel, por conta das alterações no contrato do pedágio, feitas em 1998. Com o passar do tempo, o plano se tornou obsoleto, porque as cidades cresceram em direção à área que estava prevista para a obra. Em 2017, a Econorte, então concessionária do pedágio no trecho, apresentou um novo traçado, que passou a incluir pista dupla.

Como será o Contorno Norte de Londrina

O Contorno Norte de Londrina faz parte do lote 4 das concessões de rodovias do Paraná, que está em avaliação no Tribunal de Contas da União. A extensão prevista é de 30km, em pista dupla, com três trevos e duas interseções em diamante. O valor referencial para a construção da pista é de R$ 311 milhões, mas terá que ser atualizado, já que foi calculado em janeiro de 2021. Também são previstos R$ 57,7 milhões para desapropriar os terrenos necessários.

A reunião tratou ainda do Contorno Leste de Londrina, que, no entendimento do deputado Tiago Amaral, deveria ser obrigação do Governo Federal: “Vamos lutar, porque a cidade de Londrina está unida para achar os caminhos do nosso desenvolvimento.”

Atualização das obras em andamento

Tiago Amaral, que está sempre em contato com órgãos como o DER e o Iphan, atualizou os participantes da reunião a respeito de outras obras que a Comissão luta para concretizar.

Duplicação da PR-445

Entre Mauá da Serra e Lerroville, há dois segmentos em obras. Nestes últimos meses, houve avanços na construção do novo sistema de drenagem e de obras de arte correntes, com execução de valetas de concreto e dos berços para implantação dos bueiros. Também foram iniciados os serviços para implantação de um passa-fauna e da terraplanagem do trecho, nos locais onde será executada a plataforma da nova pista, paralela à atual.

Já o segmento central do trecho continua sem obras. O Iphan liberou a área do sítio arqueológico, mediante monitoramento arqueológico do local e trabalhos complementares relativos aos materiais no local. Mas o DER/PR ainda está em tratativas com o IAT para liberação do trecho. Está pendente a definição quanto às dimensões dos passa-faunas que serão implementados no local.

Viaduto da PUC

O DER/PR notificou o Consórcio Interseção BR-369 Londrina para que explique por que os serviços, já autorizados, ainda não começaram. O Consórcio enviou a defesa no dia 15/05, que está sendo analisada pela equipe do DER.

Participaram da reunião:

Angelo Pamplona, presidente da Acil

Sergio Bonocielli, diretor do Grupo ATT (Logística)

Pedro Semprebom, diretor do Grupo ATT (Logística)

Decarlos Manfrin, representante do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL)

Carlos Ribeiro, AEPIC

Rosinda Stremlow, ex-presidente da AEPIC

Conrado Scheller, prefeito de Cambé

William Rosa, gerente de negócios da Associação Médica de Londrina (AML)

Alexander Marchiori, prefeitura de Londrina

Rosaly Nishimura, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina

Cristiane Biazzono, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina

Fernando Bergamasco, engenheiro da Secretaria de Obras de Londrina

Carlos Alberto da Silva, assessor do deputado federal Filipe Barros

Diego Garcia, Deputado Federal

Tiago Amaral, Deputado Estadual

Nicolás Mejía, CEO do Grupo Folha de Londrina

José Carlos Salgueiro, secretário municipal de Planejamento de Rolândia

Célia Catussi, presidente do Sinduscon

Cassia Calzavara, arquiteta da Prefeitura de Ibiporã

Jairo Tamura, vereador de Londrina

 

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