Comissões de Agricultura da Câmara dos Deputados e da Assembleia Promovem Audiência Em Maringá

13/05/2011 17h54 | por Thaís Faccio (41) 3350-4188 / 4049
Neste sábado (14), em Maringá, acontece mais uma audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. O evento, em parceria com a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a Sociedade Rural de Maringá e o Núcleo Regional dos Sindicatos do Norte e Nordeste do Paraná (Nurespar), acontece no penúltimo dia da 39º Expoingá (Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial). Entre os temas do encontro estão a produção de leite, o manejo de gado de corte, a ovinocultura, a produção de grãos e a cafeicultura.
A idéia de reunir as duas Comissões de Agricultura em um único encontro foi articulada pelo presidente do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Lupion (DEM), e pelo deputado federal Luiz Nishimori (PSDB), membro da Comissão da Câmara dos Deputados. “O objetivo do encontro é promover maior aproximação entre as comissões das duas Casas, posicionar as demandas do agronegócio do Norte do Estado e, principalmente, aproximar os parlamentares dos produtores rurais e dar ciência sobre as demandas de ações que dependam dos parlamentares para serem viabilizadas”, explicou Lupion, que presidirá o encontro. O presidente da Comissão de Agricultura da Casa, Hermas Brandão Junior (PSB), comenta que está realizando todos os encontros da comissão no interior do Estado, com a “intenção de estar mais perto dos agricultores, conhecendo suas dificuldades e suas demandas”. Integram a Comissão os deputados Pedro Lupion (DEM), Caito Quintana (PMDB), Cleiton Kielse (PMDB), Evandro Junior (PSDB), Luciana Rafagnin (PT) e Raska Rodrigues (PV).
Câmara Federal – Durante a participação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal, será promovida uma mesa-redonda sobre o “Código Florestal e Agricultura de Precisão”, além de outros assuntos ligados ao agronegócio. Foram convidados o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o governador do Paraná, Beto Richa, representantes da Secretaria de Agricultura do Estado, da Federação da Agricultura, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura e deputados federais, estaduais e senadores do Paraná. O debate será realizado às 9 horas no auditório Luiz Antonio Penha, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
39ª Expoingá – A 39ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) e 16ª Edição Internacional começou no dia 5 de maio, no Pavilhão de Indústria e Comércio Christina Helena Barros. Com o tema “Vitrine do futuro, reflexo do crescimento!”, o evento prossegue até domingo (15), com a expectativa de receber 500 mil pessoas. Em relação aos negócios, a perspectiva é de que os 800 expositores da indústria, comércio e pecuária movimentem mais de R$ 165 milhões. A feira apresenta novidades em máquinas e implementos agrícolas, linhas de crédito facilitado, promove leilões de bovinos, equinos e ovinos de criadores de Maringá e região, entre outras atrações.