Comitiva de parlamentares chineses visita a Assembleia Legislativa

08/12/2017 14h53 | por Kharina Guimarães
((Descrição do áudio))

Uma comitiva de parlamentares do Congresso Popular da Província de Jiangsu, na República Popular da China, foi recepcionada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta sexta-feira (08) pelo deputado Stephanes Junior (PSB). O grupo cumpre agenda no Paraná para promover o intercâmbio econômico, cultural e tecnológico entre os estados, principalmente na área da agricultura.

A Província de Jiangsu tem o maior Produto Interno Bruto da China e é a única que exporta alimentos. Destaque no setor agrícola, a província é líder na criação de animais para a produção de carne. Em 2016, a parceria Paraná/Jiangsu resultou em US$ 9,3 bilhões em negócios. A estimativa para esse ano é ultrapassar os US$ 10 bilhões. Apesar dos excelentes resultados, a presidente do Comitê de Agricultura e Assuntos Rurais do Congresso Popular da Província de Jiangsu, Zhang Jingxia, acredita que é possível estimular ainda mais a cooperação entre os estados por meio do trabalho conjunto entre os parlamentares. A entrevista foi traduzida pela tradutora juramentada Lan Hui Fen.

Sonora

Atualmente, 120 empresas brasileiras e chinesas trabalham de forma integrada. Nos últimos meses, mais 22 frigoríficos brasileiros receberam as certificações internacionais que permitem a exportação de carne. Os chineses também demonstraram interesse em compartilhar experiências na área legislativa, em projetos focados na preservação do meio ambiente, no desenvolvimento da agricultura, no uso racional da água e no combate à pobreza.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil – China, Tony Chiu, destacou durante o encontro que muito empresários chineses estão interessados em investir no Paraná. Para o deputado Stephanes Junior, o intercâmbio entre os brasileiros e chineses vem contribuir com o desenvolvimento das duas nações.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.