"Comunicação Institucional" é tema do terceiro módulo do Curso de Gestão Parlamentar A programação desta terça-feira (19) começa às 9h30 e vai tratar das ações implementadas com o objetivo de divulgar as atividades dos 54 deputados paranaenses.

18/02/2019 12h30 | por Nádia Fontana e Kharina Guimarães
 As palestras iniciaram no dia 12 ‪com o tema Organização e funcionamento da Assembleia.

As palestras iniciaram no dia 12 ‪com o tema Organização e funcionamento da Assembleia.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

 As palestras iniciaram no dia 12 ‪com o tema Organização e funcionamento da Assembleia.

Dando continuidade ao 1º Curso de Gestão Parlamentar, que vem sendo promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), acontece nesta semana mais dois módulos do programa de formação: na terça-feira (19) o tema em pauta é “Comunicação Institucional”; e na quarta-feira (20) o assunto em debate será “Redação Oficial”.

O módulo sobre “Comunicação Institucional”, que começa às 9h30, será apresentado pela jornalista Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Casa. Ela vai explicar como funciona a divulgação da atividade parlamentar e orientar os assessores de imprensa dos deputados sobre a produção de vídeos, fotos e matérias. Já o módulo “Redação Oficial”, no dia 20, será ministrado por Tais Serafim Souza da Costa, e vai tratar de normas oficiais para elaboração de ofícios, requerimentos e proposições legislativas.

Atualização – O curso sobre gestão parlamentar, idealizado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), para auxiliar novos parlamentares, assessores e jornalistas vem superando as expectativas. “É mais uma iniciativa bem-sucedida para tornar a Assembleia mais transparente e acessível a todos”, diz Traiano.  O curso começou no início do mês e se estenderá até o dia 27 de fevereiro. Estão sendo discutidos temas que tratam da tramitação de projetos de lei e das votações em Plenário.

Ao anunciar a realização do curso, organizado pela Escola do Legislativo, o deputado Ademar Traiano afirmou que o objetivo dessa iniciativa, inédita na história da Casa, é buscar a atualização e o aperfeiçoamento dos conhecimentos para que o Parlamento seja cada vez mais transparente, eficiente e eficaz, com resultados. “Queremos com essa iniciativa pioneira que o trabalho da ALEP seja cada vez mais ágil e que esteja sempre em sintonia com as aspirações dos paranaenses”, acrescentou Traiano.

Segundo Dylliardi Alessi, diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, com essa ação da Mesa Executiva quem participa do curso pode esclarecer as principais dúvidas em relação ao processo legislativo, ao dia a dia da Assembleia. Além disso, é uma oportunidade para a atualização dos conhecimentos dos deputados que foram reconduzidos à Casa e de todos os servidores da Assembleia. “Ao repassarmos essas orientações não teremos dificuldades para cumprir o rito processual. Esse curso é um instrumento fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho de todos neste momento em que se inicia a 19ª legislatura”, disse.

Módulos – No curso, formado por seis módulos, estão sendo detalhados temas que tratam da tramitação de projetos de lei, das votações em Plenário, da legislação e da cobertura jornalística institucional. As palestras iniciaram ainda no dia 12 ‪com o tema “Organização e funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná”, ministrado por vários diretores, cada um falando sobre a área em que atua. No dia 13 a programação teve continuidade com uma palestra sobre “Processo Legislativo”, ministrada por Dylliardi Alessi, com foco na tramitação dos projetos de lei pelas comissões temáticas da Casa.

Plenário –No dia 26, o debate estará centrado em “Processos de Plenário”, tema apresentado pelo diretor de Assistência ao Plenário (DAP), Juarez Villela Filho. Ele vai falar sobre o funcionamento do Protocolo do Plenário e os procedimentos para a apresentação de expedientes à Mesa. O último módulo do curso ocorrerá no dia 27 e tratará da “Gestão Informacional” – o funcionamento do protocolo interno e do sistema Infolep.

Assessores – Quem participou dos primeiros módulos do curso, realizados entre os dias 12 e 13, destacou a importância de conhecer os detalhes da elaboração e tramitação de um projeto de lei, o que vai facilitar o dia a dia no gabinete. “Eu sou advogada e trabalhei no Poder Executivo por seis anos, mas não conheço totalmente a Assembleia. Tenho apenas um conhecimento superficial. Esse contato e essas dicas vão facilitar e muito o dia a dia. O curso tem sido muito bom, porque é didático e passa a informação de maneira objetiva”, conta Cintia Rueda, assessora do deputado Michele Caputo (PSDB). Para a assessora do deputado Galo (PODE), Jaqueline Jaques, o curso é “muito interessante para que os iniciantes no trabalho na Assembleia possam ter conhecimento de como tudo funciona. Com o que já aprendi aqui sinto que estou mais preparada para ajudar o deputado e também a comunidade”.

Inscrições – Interessados em participar do 1º Curso de Gestão Parlamentar devem se inscrever através do site na ALEP, no link da Escola do Legislativo (http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/cursos). As vagas são limitadas. Criada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, em 2015, a Escola do Legislativo tem como objetivo oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da Casa. Tem ações voltadas para deputados, vereadores, servidores da ALEP, funcionários de câmaras municipais, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre o setor público.

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