Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa promove debate sobre internações involuntárias de pessoas em situação de rua

Evento será na próxima segunda-feira (19) e é organizado pela Frente Parlamentar da População em Situação de Rua

Créditos: Arte: Anne Botero

A Frente Parlamentar da População em Situação de Rua, coordenada pelo deputado Renato Freitas (PT), promove na próxima segunda-feira (19), às 14 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, uma reunião para debater os efeitos da Portaria Conjunta n° 2 da Prefeitura de Curitiba, que “estabelece critérios e procedimentos para o internamento involuntário de pessoas com transtornos mentais, associados ou não ao uso abusivo de álcool e outras drogas”, de acordo com o executivo municipal.

Publicada em dezembro do ano passado, a portaria serviu de base para a primeira internação involuntária de uma pessoa em situação de rua, conduzida por equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS) e da Guarda Municipal de Curitiba, no dia 9 de janeiro.

De acordo com o convite aos interessados em participar da reunião, o encontro tem como objetivo “discutir ações em defesa dos direitos desta população marginalizada”, e reunirá especialistas no atendimento à população em situação de rua.

Além do deputado Renato Freitas, a Frente Parlamentar da População em Situação de Rua é composta pelas deputadas Ana Júlia (PT) e Marli Paulino (SD), e pelos deputados Arilson Chiorato (PT), Doutor Antenor (PT), Goura (PDT), Requião Filho (PDT) e Professor Lemos (PT).

Serviço:

Reunião da Frente Parlamentar da População em Situação de Rua
Data: 19/01/2026

Horário: 14:00

Local: Plenarinho (DEPUTADO LUIZ GABRIEL SAMPAIO)

Proponente: Deputado Renato Freitas (PT) – Coordenador da Frente Parlamentar da População em Situação de Rua

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação