Os 69 anos da Sociedade Árabe Beneficente Brasileira, os nove anos do Dia Nacional da Comunidade Árabe no Brasil e os 12 anos do Dia da Comunidade Árabe no Paraná foram celebrados em uma sessão solene no fim da tarde desta terça-feira (28) no Plenário da Assembleia Legislativa. A ideia de homenagear a comunidade foi do deputado Stéphanes Junior ((PSB). Para o parlamentar, uma homenagem merecida, em função da grande contribuição da comunidade, trazendo a cultura, gastronomia e tantos outros costumes e incorporando-os tanto ao desenvolvimento do Paraná como do Brasil.
(Sonora)
O presidente da sociedade Árabe Beneficente, Mouth Ibrahim destacou que são mais 300 mil descendentes no Paraná e em torno de 80 mil em Curitiba. Ele diz que se sente honrado de receber a homenagem da Assembleia, que esteve sempre de portas abertas para a comunidade árabe.
(Sonora)
A homenagem se estendeu a personalidades na promoção e preservação da cultura árabe que se destacam em todas as áreas. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que representou o governador Beto Richa na solenidade, um dos homenageados , contou que , apesar do pai, o ex-governador José Richa, ter nascido no Brasil, os avós eram árabes e falou do orgulho que sente das origens.
(Sonora)
O deputado Hussein Bakri (PSD), fez uma saudação aos convidados. De origem árabe, relembrou um pouco da trajetória da família quando chegou ao Paraná.
(Sonora)
Foram mais de 200 indicações para as homenagens. Entre is presentes, estavam o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; Vera Mussi, ex-secretária de Estado, que representou as mulheres árabes, além do desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto. A Sociedade Árabe Brasileira Beneficente em Curitiba existe há quase 70 anos. E atua na divulgação da cultura e do turismo, além de auxiliar nas relações comerciais do Brasil com os países da comunidade árabe.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.