Conectividade no campo é tema de audiência pública Reunião promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, presidida pelo deputado Fabio Oliveira (Podemos), ocorreu nessa nesta terça-feira (29), no auditório da sede do Sistema Ocepar.

29/08/2023 14h56 | por Assessoria Parlamentar

Estiveram presentes na audiência o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, os secretários, Norberto Ortigara da Agricultura e do Abastecimento e Marcelo Rangel, da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Nilson Hanke de Camargo, representante da Faep, Marcos Brambilla, presidente da Fetaep, Nelson Costa, superintendente da Ocepar, Natalino Avance de Souza, presidente do IDRPR e Otamir Martins, presidente da Adapar, profissionais da área e técnicos.Créditos: Divulgação

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, deputado Fabio Oliveira (Podemos), realizou nesta terça-feira (29), às 10h, no auditório da sede do Sistema Ocepar, a audiência pública ‘Conectividade no campo: cenário atual e as necessidades da agropecuária paranaense”.

Além do parlamentar, estiveram presentes na audiência, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, os secretários, Norberto Ortigara da Agricultura e do Abastecimento e Marcelo Rangel, da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Nilson Hanke de Camargo, representante da Faep, Marcos Brambilla, presidente da Fetaep, Nelson Costa, superintendente da Ocepar, Natalino Avance de Souza, presidente do IDRPR e Otamir Martins, presidente da Adapar, profissionais da área e técnicos.

“As entidades buscam solução há muito tempo, mas era preciso reunir essas ideias para que as soluções saiam logo do papel”, declarou Fabio Oliveira. “Queremos saber do setor produtivo que tipo de leis que precisamos pensar aqui na Assembleia Legislativa para que o agricultor possa ter o uso efetivo do equipamento que ele já investiu. Isso representará redução de custos e aumento de produtividade e toda população se beneficia”, concluiu o deputado.

De acordo com o Ministério da Agricultura, somente 27% das propriedades rurais já estão conectadas. Dados do IBGE (de 2021) mostram que 72% das propriedades rurais do país (3,6 milhões) ainda estão off-line, ou seja, sem qualquer conexão com a internet.

O parlamentar descreveu que, recentemente, foi conhecer com a família o deserto do Atacama, no Chile. “Para minha surpresa, estava há mais de 20 km de distância de uma casa e lá, no meio do deserto tínhamos conexão 3G. Aqui, tem locais, dentro de pequenos municípios que ainda temos dificuldade de conexão”, frisou.

Cooperativas

Na sequência, José Roberto Ricken fez uma apresentação representando as cooperativas paranaenses. O dirigente lembrou que inovação e conectividade fazem parte de um dos 20 projetos do Planejamento Estratégico do Cooperativismo Paranaense, o Plano Paraná Cooperativo - PRC200. “Em pleno século 21 é inadmissível não termos ainda no campo, qualidade de comunicação que existiu no passado. Hoje, temos maquinários com tecnologia embarcada de primeiro mundo e vivemos uma escuridão em termos de conectividade no campo. Com essa audiência pública aqui hoje, precisamos discutir políticas públicas que possam contribuir para que o produtor rural tenha mais conectividade no campo e usufrua de todos os benefícios que as empresas entregam junto com os equipamentos e assim diminuir custo de produção e melhorar a produtividade”, destacou.

Ricken ressaltou que o cooperativismo é responsável hoje por quase 65% de tudo que se produz no Paraná. “Por isso, esse é um assunto que nos interessa e que precisamos debater e achar soluções em conjunto, com o governo, assembleia e entidades do setor produtivo paranaense. Nossas cooperativas têm créditos de ICMS acumulados, e poderiam utilizá-los para investimentos no setor da conectividade”, lembrou.

Demanda

Já o secretário Norberto Ortigara frisou que “existe um grande buraco de conectividade no Paraná. “No meu sítio, na Lapa, preciso subir num poço para conseguir sinal. Não adianta os grandes fabricantes nos vender máquinas com tecnologias avançadas se não servirão para nada no campo. Estamos pagando a mais por algo obsoleto no momento”, disse.

Segundo Ortigara, recursos existem no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), do governo Federal. “Como traduzir isso em investimentos? Por isso decidimos aqui no governo investir no momento em transmissão via rádio ou fibra ótica para, minimamente, adotar algumas comunidades com tecnologia. Existe conhecimento e tecnologia e precisamos avançar em conectividade, não podemos mais adiar. Não é jogo de palavra, são compromissos que todas as entidades aqui estão se comprometendo. Precisamos provocar um surto de investimentos que elevem a conectividade no campo e nas cidades do Paraná”, destacou.

Por sugestão do deputado estadual Fabio Oliveira, foi criado um grupo de trabalho com a participação da Assembleia, Ocepar, Faep, Fetaep, FIEP, Faciap, Secretaria da Agricultura e Secretaria de Inovação. O grupo vai discutir e apresentar uma proposta ao governo do Estado do Paraná de implementação de um programa de conectividade no campo.