Confira aqui os projetos aprovados na sessão desta segunda-feira (24)

24/04/2017 18h30 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

 Foi aprovado em primeira  discussão na sessão plenária desta segunda-feira (24)  O projeto de lei dos deputados Alexandre Guimarães (PSD) e Chico Brasileiro (PSD), que institui a Política Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. O objetivo, segundo os parlamentares, é promover campanhas de  orientação com a comunidade  sobre os sintomas do câncer bucal, além de incentivar hábitos saudáveis entre a população.  É que cuidados simples ajudam a  evitar o  câncer na boca. Se descoberta   precocemente, a doença é curável. O deputado Alexandre Guimarães, que é de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, e  Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu, são  dentistas e, por isso,  têm uma preocupação especial com a saúde bucal.

 Em  segunda discussão foram aprovados os projetos de da  deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que cria o “Dia da Mulher Advogada” no estado, a ser comemorado no em 20  de agosto; e o do deputado Evandro Júnior (PSDB), que institui o “Dia Estadual do Condutor de Veículos de Transporte Escolar”, a ser comemorado anualmente no dia 17 de julho.

  Três projetos foram aprovados em redação final na sessão desta segunda:  o deputado Claudio Palozi (PSC), que insere no roteiro turístico oficial do Paraná o “Arquipélago Fluvial de Ilha Grande”, localizado no Parque Nacional de Ilha Grande, na Bacia do Rio Paraná, divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul; o  do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), inserindo no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o “Dia do Profissional de Contabilidade”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de abril; e o do deputado Felipe Francischini (SD), que cria o “Dia Estadual do Fandango”, a ser comemorado anualmente no dia 29 de novembro, e da “Semana Estadual de Fomento ao Fandango”, que deve ser celebrada sempre na última semana de novembro. Os três seguem  agora  para a sanção ou veto do governador Beto Richa (PSDB).

 E dois projetos que  incentivam o turismo estadual com a divulgação de festividades regionais, datas importantes e roteiros turísticos temáticos também passaram na sessão  desta segunda-feira: um do deputado Tercílio Turini (PPS), inserindo no calendário oficial de eventos do estado do Paraná a Festa do Milho. Ela é realizada anualmente no começo do mês de fevereiro, no Distrito de Paiquerê, município de Londrina, aprovado em primeira discussão; e em segundo  turno, foi aprovada uma proposta dos deputados Nelson Justus (DEM) e Claudia Pereira (PSC), que institui a “Região Turística Rotas do Litoral do Paraná”. Segundo o texto, integram a região os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A proposta também prevê a inclusão da rota no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação