Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão desta terça-feira (7) Diversos deputados discursaram ao longo da sessão, debatendo temas como o reajuste das tarifas de transporte coletivo em Curitiba.

07/02/2017 17h41 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna


Mudanças políticas – O deputado Evandro Junior (PSDB) foi o primeiro parlamentar a utilizar a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, na primeira sessão deliberativa deste ano. Ele destacou as mudanças que a política vem sofrendo ao longo dos anos e que o uso da tecnologia é essencial para a aproximação das lideranças com o eleitor. “Sabemos que o sistema que rege as normas da política não funciona mais”, frisou. Evandro Júnior disse que a vontade de todos é que os problemas sejam resolvidos, mas que “ninguém (isoladamente) tem a solução e o único caminho é através das instituições, como a Assembleia”. O parlamentar ressaltou que quer usar cada vez mais as redes sociais para essa aproximação com a população e “poder mostrar a realidade dos municípios e do dia a dia da Assembleia, e debater com as pessoas que realmente querem colaborar com as mudanças”.

 

Transporte – O aumento da passagem do transporte coletivo na cidade de Curitiba foi tema do pronunciamento do deputado Tadeu Veneri (PT). Ele criticou o aumento que, na visão dele, “seria algo abusivo em um período de inflação de 6% ao ano”. Para o deputado, o aumento é preocupante, pois pesquisas revelam que o transporte coletivo tem perdido passageiros ao longo dos anos e o novo valor tende a afugentar ainda mais os usuários. Ele acredita que o prefeito deveria “antes de fazer o reajuste, ver onde estão os gargalos e onde estão os problemas da tarifa”.

 

Transporte II – O reajuste da tarifa do transporte coletivo de Curitiba também foi abordado pelo deputado Stephanes Junior (PSD). Segundo ele, “a medida foi amarga, mas necessária” e vai garantir o reajuste salarial de cobradores e motoristas, bem como, a melhoria do sistema de transporte da Capital e Região Metropolitana. O parlamentar também destacou que o desembargador João Pedro Gebran Neto, nascido no Paraná, hoje atuando no TRF-4, é um magistrado que teria todas as condições de substituir o ministro Teori Zavascki, que faleceu recentemente, no Supremo. “Com a indicação do ex-ministro Alexandre Moraes desejamos toda a sorte na sabatina no Congresso”, acrescentou.

 

Transporte III – A questão do reajuste da passagem de ônibus de Curitiba também foi tema do pronunciamento do deputado Ney Leprevost (PSD). “Aproveito para informar que pretendo protocolar no Ministério Público um pedido de averiguação sobre esses novos valores”, disse o parlamentar “Estou indignado. Mas a população precisa se manifestar, de forma ordeira, sem violência”, acrescentou, numa referência as ocorrências recentes, quando manifestantes protestaram nas ruas da Capital.

 

Luto – O deputado Fernando Scanavaca (PDT) registrou o assassinato de um policial militar ocorrido no Distrito de Carbonera, no município de Umuarama, no último final de semana. O soldado Francisco Damião da Silva, que pertencia ao 25º Batalhão da Polícia Militar, foi morto enquanto cumpria o dever de salvaguardar o cidadão. Scanavaca revelou que o soldado, há aproximadamente 40 dias, descobriu que um assalto estava sendo programado contra a família do parlamentar e que havia comunicado ao Comando da PM. “Graças ao trabalho do soldado Damião, a minha família não sofreu o assalto que estava programado para acontecer em Umuarama. Não poderia deixar de fazer esse reconhecimento público do trabalho deste policial que tanto trabalhou pela região de Umuarama”.

 

Solidariedade – O deputado Claudio Palozi (PSC) manifestou nesta terça-feira (7) solidariedade à comunidade da Assembleia de Deus de Guarapuava, que – segundo ele – enfrentou uma situação de constrangimento com a presença da Polícia Militar durante um ensaio dos membros da escola dominical. Ele lembrou que o fato ocorreu no último domingo (5), quando houve uma denúncia sobre som alto e a PM esteve no local. “Evidente que a polícia tem que agir. Mas, num templo religioso, é preciso ter bom senso, o bom diálogo”, disse Palozi.

 

Solidariedade II – Ainda sobre o ocorrido na Igreja da Assembleia de Deus em Guarapuava, a deputada Cantora Mara Lima (PSDB) utilizou o Grande Expediente para se solidarizar com o pastor Antonio Domingos da Igreja e se mostrou preocupada com a perseguição religiosa que acontece, não só no Paraná e no Brasil, mas em todo o mundo. “Liberdade religiosa neste país é lei. E lei tem que ser cumprida. Aonde que vamos parar? Não estou falando da Assembleia de Deus e sim de todas as igrejas. Católicos, evangélicos, espíritas estão correndo risco. Daqui um tempo vocês não poderão se manifestar”, alertou. “Trago aqui o meu repúdio e minha tristeza”, completou a deputada.

 

Solidariedade III – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), também se solidarizou com o ocorrido em Guarapuava e com a manifestação dos parlamentes. Disse que entrará em contato, em nome do Poder Legislativo, com o comandante geral da Polícia Militar, para “verificar o porquê desta afronta à Assembleia de Deus de Guarapuava”.

 

Presídios – A preocupação com o sistema prisional brasileiro foi demonstrada pelo deputado Marcio Pauliki (PDT). Ele lembrou que na região dos Campos Gerais estava prevista uma licitação para a construção de uma Casa de Custódia, mas que não apareceram interessados e que é preciso uma atitude do Governo do Estado para que essa licitação aconteça. O parlamentar defendeu que o sistema prisional adote medidas de práticas restaurativas, como as adotadas pela Fundação Mundo Melhor, e que usa a tecnologia para aplicação de cursos on-line e, com isso, inserir os presos ao mercado de trabalho e à sociedade. Pauliki destacou três pedidos que fez juntamente com o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), apresentando uma emenda para reservar recursos para a reforma do Presidio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. “Para que possamos ampliar a capacidade e que os detentos possam ter, pelo menos, a reclusão garantida. E para que não tenhamos a possibilidade de fugas”.

 

Educação – Já o deputado Professor Lemos (PT) manifestou apoio aos servidores públicos do estado ao falar sobre a preocupação com a decisão do Poder Executivo de não reajustar, neste momento, os vencimentos do funcionalismo. “Isso precisa ser reparado. Essa não reposição dos salários, da inflação do ano passado, afeta mais de um milhão de pessoas”, acrescentou. Lemos também falou sobre a questão da hora-atividade dos professores e apelou para que todos os parlamentares se mobilizem com o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado para que sejam revistos os critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).

 

Educação II – A questão da distribuição de aulas também foi tema do pronunciamento do deputado Nereu Moura, líder da bancada do PMDB. De acordo com o parlamentar, os critérios adotados pelo Estado precisam ser revistos e os professores mais valorizados. “Esse é um problema grave”, assinalou. Nereu Moura disse ainda que considera neste momento que “estão sendo retirados direitos dos professores”.

 

Idosos – O deputado Wilmar Reichembach (PSC) usou a tribuna para destacar a importância da sanção pelo governador Beto Richa de seu projeto que institui “Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos”. O projeto foi transformado na Lei nº 18952/2017, e estabelece que durante essa semana acontecerão, em locais previamente designados e divulgados, palestras, debates e painéis com especialistas, técnicos, bem como atividades voltadas para os cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes domésticos com idosos. Ele também enalteceu a importância do mutirão de cirurgias de cataratas realizado no último fim de semana em Francisco Beltrão, quando mais de 300 pessoas foram operadas e recuperaram a qualidade da visão.

 

Investimentos – O deputado Pedro Lupion (DEM) está otimista com o desenvolvimento da região Norte Pioneira do Paraná e apresentou dois motivos positivos para isso. O primeiro, segundo ele, é o investimento feito na Represa de Xavantes, em um acordo entre os governos dos estados do Paraná e de São Paulo, que considerou a região do Angra Doce como área de especial interesse turístico. Com isso, existe a possibilidade de investimentos no setor e a geração de emprego e renda voltados ao turismo na região. O outro motivo de comemoração do parlamentar é com o anúncio da instalação de um frigorífico avícola na cidade de Jaguariaíva. “A confirmação do investimento privado é no montante de R$ 1,8 bilhão e que abaterá 400 mil frangos por dia. Um investimento nunca imaginado para a nossa região”, destacou. Segundo Lupion, serão gerados 1.800 empregos diretos e mais de seis mil empregos indiretos para a população de Jaguariaíva, dos Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Veja no vídeo a íntegra dos pronunciamentos:

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação