Conheça o perfil dos deputados que compõem a Mesa Executiva eleita

17/10/2016 16h01 | por Claudia Ribeiro e Kharina Guimarães
(descrição do áudio))

((Descrição do áudio))

Kharina: Eleita nesta segunda-feira (17), a nova Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná tem novidades em sua composição. Dois deputados assumem pela primeira vez cargos na direção dos trabalhos legislativos e administrativos.

Cláudia: Conheça um pouco da trajetória dos nove deputados que assumem a Mesa Executiva a partir de 2017.

Kharina: Na presidência está o deputado Ademar Traiano (PSDB), reeleito para a função. Ele é  de Francisco Beltrão,  advogado e empresário. Começou a vida política em 1982. Foi vereador e prefeito até chegar ao cargo de deputado estadual onde exerce o sétimo mandato.

Cláudia: O deputado Guto Silva (PSD) estreia na Mesa Executiva na função de 1º vice-presidente. De Maringá, é professor universitário e doutorando em Gestão de Negócios. Foi vereador em Pato Branco antes de ser eleito para o primeiro mandato de deputado estadual.

Kharina: A 2ª vice-presidência continuará sob a responsabilidade do deputado André Bueno (PSDB). Ele é de  Cascavel, é economista e empresário. Está no segundo mandato como deputado estadual.

Cláudia: O deputado Gilberto Ribeiro (PRB) também permanece na função de 3º vice-presidente. De Lages, Santa Catarina, é  radialista e apresentador de televisão. Está no segundo mandato de deputado estadual.

Kharina: Com a experiência de sete mandatos, o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) continua no comando da 1ª secretaria. De Ponta Grossa, é  agropecuarista e empresário. Começou a vida política como presidente do diretório municipal do antigo  Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas.

Cláudia: Na 2ª secretaria assume o deputado Jonas Guimarães (PSB). Ele é de  Lavínia, São Paulo. É empresário ligado ao setor do agronegócio. Está no terceiro mandato como deputado estadual.

Kharina: Outra novidade na composição da mesa é o deputado Wilmar Reichembach (PSC) que será o novo 3º secretário. De Francisco Beltrão, é  formado em Economia Doméstica e Ciências Econômicas. Foi vereador e prefeito de Francisco Beltrão até assumir o primeiro mandato como deputado estadual.

Cláudia: O deputado José Carlos Schiavinato (PP) é o 4º secretário. Ele vem de Iguaraçu, é engenheiro civil  e está no primeiro mandato como deputado estadual.  Já foi secretário municipal e prefeito de Toledo.

Kharina: A 5ª secretaria ficará sob a responsabilidade do deputado Adelino Ribeiro (PSL). Ele vem de  Goioerê. Foi o vereador mais votado de Cascavel e está no segundo mandato na Assembleia Legislativa.