Conquistas aéreas do país são celebradas na Assembleia Legislativa Sessão solene proposta pelo deputado Subtenente Everton (PSL) marcou as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).

21/10/2019 19h53 | por Thiago Alonso

Sessão solene proposta pelo deputado Subtenente Everton (PSL) marcou as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) celebrou na noite desta segunda-feira (21), durante sessão solene realizada no Plenário da Casa, o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados em 23 de outubro. A proposição é do deputado Subtenente Everton (PSL). Durante a solenidade, representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) foram agraciados com o recebimento de diplomas de menção honrosa.

De acordo com o parlamentar, a sessão homenageou aqueles que têm nas asas a sua rotina e são responsáveis por garantir a soberania do espaço aéreo, a defesa e a cidadania cotidianamente. “A FAB faz um trabalho importante não só na defesa de nosso espaço aéreo, mas também de controle de voo. É um serviço prestado de forma silenciosa, mas muito importante para a nação”, explicou Subtenente Everton. Ele contou que propôs a homenagem para lembrar a importância das forças armadas para o país. “Aproveitamos estas datas comemorativas para resgatar o patriotismo e o civismo”.

Participaram da solenidade o coronel aviador do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), comandante Marcos Kentaro Adachi, o representante da 5ª Divisão de Exército (5ªDE), coronel João Francisco Canabarro Filho, o representante da 5ª Divisão Militar, coronel Alessandro Costa da Silva, o chefe do Grupamento de Apoio de Curitiba, coronel intendente Nelson Barreto Costa, além de outros representantes das forças armadas.

O coronel Adachi lembrou que o Cidacta II desempenha importante papel na aviação nacional. Atualmente o órgão controla mais de 500 mil voos nos estados do Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste. O número representa 1/3 de todo o tráfego aéreo brasileiro em um ano. “Agradecemos esta bela homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná, que enaltece o trabalho da Força Aérea. É o reconhecimento de um trabalho muitas vezes silencioso”, disse.

A data – O Dia do Aviador no Brasil foi decretado pela Lei nº 218, de 4 de julho de 1936. É uma homenagem ao primeiro voo realizado na história pelo brasileiro Santos Dumont e sua criação, o avião 14-Bis. Por conter outras datas importantes com o mesmo tema, esta semana é conhecida como Semana da Asa, em que se comemoram ainda o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo (20) e o Dia da Engenharia Aeronáutica (28). Essas comemorações tão expressivas para o universo aeronáutico são fundamentais para homenagear os amantes desse universo aéreo.

Inovação aérea - A Força Aérea Brasileira vive um momento de evolução. Em setembro deste ano, concretizou-se um projeto que teve início em 2013: a entrega da primeira aeronave de multimissão KC-390, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1ºGTT), e a apresentação do caça F-39 Gripen. As aquisições colocam o Brasil em posição de destaque na alta tecnologia aérea.