Foram empossados na manhã desta segunda-feira (21), os conselheiros do Programa Estadual Ciclo Paraná (Conciclo) , que foi instituído por um Decreto Estadual com o objetivo de implementar ações que consolidem o uso da bicicleta como meio de transporte, prática esportiva e de lazer no Paraná. Além disso, desenvolver a cidadania, a segurança nas ruas, a saúde e a educação no trânsito e desenvolver o turismo sustentável no estado. A iniciativa de realizar a posse na Assembleia foi do deputado Schiavinato (PP), que é o autor do projeto que criou a Lei que institui a política de mobilidade sustentável e o incentivo ao uso da bicicleta. Para ele, este é o início de um trabalho integrado entre estado, instituições e prefeituras para valorizar os ciclistas.
(Sonora)
O Conselho é formado por representantes de órgãos do Governo, como Detran, Comec e Paranacidade, do IPPUC e da sociedade, como universidades. O secretário estadual do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, que é o presidente do Conselho, afirmou que, a partir da criação, vai ser possível se discutir e implementar ações legais e concretas para o uso da bicicleta e sua importância para o meio ambiente.
(Sonora)
Durante o evento, o “Instituto Sou Cidadão” fez uma entrega simbólica a uma aluna da rede estadual de ensino, de uma bicicleta que foi sorteada durante um evento de Educação no Trânsito, no Museu Oscar Niemayer. A contemplada foi Eduarda Kotoski de Lima.
Para o presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e um dos conselheiros empossados, José Carlos Belotto, a criação do conselho representa um marco para a “causa” da bicicleta.
(Sonora)
Só em Curitiba, são 254 quilômetros de ciclovias, que efetivam a bicicleta como um dos modais de transporte na capital. E o Programa Ciclo Paraná, do Governo do Estado, pretende incentivar cada vez mais o uso da bicicleta. Entre as atividades, que passam pela criação do Conselho, estão as campanhas de educação no trânsito, incentivo ao uso da bicicleta como transporte para o trabalho, a criação de rotas de cicloturismo, carona solidária, construção de ciclovias e a melhoria na sinalização.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro!