O Plenarinho da Assembleia Legislativa recebeu na manhã desta segunda-feira (22) o fórum “Questões que afetam o desenvolvimento do turismo no Paraná”, promovido pela Comissão de Turismo da Câmara Federal, presidida pelo deputado Alex Manente (PPS-SP), com o apoio da Comissão de Turismo da Assembleia, que tem como presidente o deputado Chico Brasileiro (PSD). No primeiro momento do fórum a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo e a Paraná Turismo instalaram oficialmente o Conselho Estadual do Turismo, que conta com a participação de instituições privadas e órgãos governamentais ligados ao setor.
“Nós estamos otimistas porque o conselho potencializa as ações, tendo em vista que ele reúne todos os segmentos do turismo, tanto do setor privado como da área pública. Com isso vamos fazer uma conjugação de esforços para criar uma lei de incentivo ao turismo e um fundo estadual para o setor”, disse o deputado Chico Brasileiro.
Na segunda parte do encontro os participantes debateram os desafios, as demandas e os planos de turismo para o estado do Paraná. De acordo com o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, é preciso unir forças para alavancar o setor. “O orçamento do Ministério do Turismo, que tinha R$ 1,4 bilhão, sofre um corte de quase R$ 900 milhões. Nós aqui no Paraná também temos dificuldades orçamentárias, e com isso precisamos fomentar mais forças com o trade turístico, para poder ajudar a compor nossa fatia de orçamento e promover várias ações para o desenvolvimento do setor”, concluiu.
O encontro também contou com a participação do diretor-presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Gimenes; do deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), do deputado federal Herculano Passos (PSD-SP); do presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Caíque Ferrante; e do secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL, Antônio Bettega.