Continuam abertas inscrições para curso sobre boas práticas no atendimento à pessoa com deficiência Evento acontece na próxima quinta-feira (07) e é promovido pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), em parceria com a Escola do Legislativo e a Defensoria Pública.

06/03/2024 09h05 | por Rafael Guareski

Créditos: Arte: Escola do Legislativo

Com o objetivo de capacitar os servidores públicos para a eliminação de preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações voltados às pessoas com deficiência, a Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (07), às 14h30, o curso “Capacitação sobre a pessoa com deficiência: Conceitos e boas práticas de atendimento”.

Idealizado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), em parceria com a Escola do Legislativo e a Defensoria Pública, o curso será ministrado pela assessora de inclusão e acessibilidade da Defensoria Pública do Paraná Flávia Cordeiro Portela, e contará com dinâmicas de sensibilização para cada categoria de deficiência, sendo elas: física, auditiva, intelectual, visual, mental ou psicossocial. Nestas dinâmicas o participante tem a oportunidade de experenciar, de forma lúdica, algumas barreiras enfrentadas diariamente pelas pessoas com deficiência.

O Defensor Público do Estado do Paraná e Coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da DPEPR, doutor Matheus Cavalcanti Munhoz explicou que o curso terá a duração de três horas e será dividido em duas partes. O primeiro momento contará com apresentação teórica de conteúdos importantes sobre as pessoas com deficiência, o histórico de participação social, conceitos e terminologias adequadas, categorias de deficiência e suas especificidades; dados sobre a população com deficiência; garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiência e a legislação brasileira que protege esses direitos, modelo biopsicossocial da deficiência e capacitismo.

Na segunda etapa serão apresentadas boas práticas de atendimento, comportamentos inclusivos e dicas de convivência, levando sempre em consideração as particularidades de cada deficiência. “Esse curso faz parte de um projeto que já estamos executando dentro da Defensoria Pública e faz parte de um rol de ações que temos feito lá relacionado à política de atendimento da pessoa com deficiência. Nós identificamos dentro da Defensoria, mas isso se replica em outras instituições. Ainda há muitos obstáculos colocados para a pessoa com deficiência conseguir o acesso a algumas instituições e a alguns serviços, sejam eles dificuldades arquitetônicas em relação à mobilidade urbana, a edificação dos prédios, até ao capacitismo. Então, dentro do eixo dos direitos da pessoa com deficiência, temos que trabalhar essa orientação, porque se a gente tiver servidores e pessoas capacitados para fazer o acolhimento correto da pessoa com deficiência quando ela chega até a instituição pública, minimizamos todas as outras barreiras que porventura possamos ter ali. Então, se a pessoa com deficiência recebeu um bom atendimento, se o cidadão ou o servidor souber como atendê-la, as outras deficiências acabam sendo todas minimizadas e ela sai do órgão com um atendimento adequado”, disse Munhoz.

A carga horária do curso será de 3 horas e as inscrições para participar estão disponíveis no site da Escola do Legislativo, ou pelo link: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras/capacitacao-sobre-a-pessoa-com-deficiencia-conceitos-e-boas-praticas-de-atendimento

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação