Convênios - R$ 142,33 Milhões Para Assentamentos, Agricultura Familiar e Comunidades Quilombolas

25/01/2008 09h28 | por Jornalista Thea Tavares / 41 9658-7588 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN
A deputada estadual Luciana Rafagnin e a presidente do PT no Paraná, Gleisi Hoffmann, prestigiaram nesta manhã no Palácio das Araucárias a celebração de convênios entre os governos federal e estadual, que visam oferecer condições de vida e trabalho às famílias que vivem em assentamentos de reforma agrária, às comunidades de agricultura familiar e aos quilombolas. Esses recursos somam R$ 142,33 milhões, que serão investidos na construção de casas no meio rural, em melhorias de estradas, em saneamento básico, em assistência técnica e extensão rural, na construção de pontes e na garantia do fornecimento de água e energia elétrica às famílias produtoras entre outras ações. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o secretário nacional da Agricultura Familiar, Adoniram Sanches Peraci, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, o presidente da Cohapar, Rafael Greca de Macedo, além de lideranças políticas e dos movimentos sociais das diversas regiões beneficiadas, também estiveram presentes na solenidade coordenada pelo governador do Paraná Roberto Requião.Dos R$ 142,33 milhões, R$ 121,93 milhões são recursos provenientes do governo federal, R$ 19,69 milhões do governo do Estado e R$ 708,99 mil são recursos oriundos das parcerias com as administrações municipais e organizações não-governamentais. O ministro Cassel, em seu pronunciamento, disse que esses investimentos refletem uma escolha que os governos federal e do Paraná estão fazendo em favor da diminuição da desigualdade, do combate à pobreza e da geração de trabalho e renda no campo. A deputada Luciana aproveitou a oportunidade para agradecer o ministro por atender ao pedido das organizações do Sudoeste do Paraná e manter em funcionamento a unidade regional do INCRA em Francisco Beltrão. Além dos demais investimentos feitos pelo órgão nos assentamentos do Estado.HABITAÇÃO RURALO presidente da Cohapar, Rafael Greca, repassou aos dirigentes da Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Cooperhaf) e da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Central Cresol Baser) os cheques referentes à quarta parcela do subsídio estadual nos contratos do programa de habitação rural firmados em 2007. Com esses recursos, a Cresol financiou a construção de 580 casas. Já a Cooperhaf/Fetraf-sul, aplica na construção de 395 unidades habitacionais em 46 municípios. Foram repassados hoje R$ 186,5 mil para a Cooperhaf e outros R$ 250 mil para a Cresol.Contatos: - Cooperhaf/Fetraf-Sul/CUT: (46) 3524-7303 ou (46) 9111-5363 com João Fortuna;- Cresol Baser: (46) 3520-1981 ou (46) 9914-2423, com Luiz Panzer;- Deputada Luciana Rafagnin – (41) 3350-4380 / 3350-4383 / 3350-4087 / 3350-4249 – Em Francisco Beltrão: (46) 3524-0939.