CPI das Questões Fundiárias ouve coordenador da Cooterra

09/08/2017 15h29 | por Kharina Guimarães
Podcast
((Descrição do áudio))

Os deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito das Questões Fundiárias da Assembleia Legislativa do Paraná ouviram nesta quarta-feira (08) o depoimento do Major Jean Rafael Puchetti, coordenador da Coorterra (Coordenadoria Especial de Medicação de Conflitos da Terra). O departamento ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária é responsável por conduzir todo o processo de negociação ou de execução das ações de reintegração de posse no Paraná.

De acordo com o levantamento apresentando aos deputados, existem 112 propriedades invadidas em todo o estado. Desse total, 23 são áreas urbanas e 89 rurais. No primeiro semestre de 2017, foram cumpridas 23 reintegrações de posse. As regiões oeste e centro sul concentram o maior número de casos.

O foco de atuação da Coorterra tem sido a realização de audiências de conciliação na tentativa de encontrar soluções pacíficas e que representam um menor custo para o estado. Segundo o Major Puchetti, em muitos casos a conversa tem resultado em soluções amigáveis. No entanto, a crescente no número de invasões é uma preocupação.

Sonora

Para o presidente da CPI, deputado Marcio Pauliki (PDT), as informações apresentadas demonstram que a resolução dos conflitos fundiários tem avançado no estado, mas que questões isoladas ainda demandam de atenção.

Sonora

Para o Major Puchetti, o envolvimento dos deputados estaduais com o tema é fundamental para que possam auxiliar na solução de possíveis conflitos.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação