CPI dos Portos realiza nova reunião nesta quarta-feira (29)

29/06/2011 12h08 | por Nádia Fontana - Foto: Nani Gois/ ALEP

Créditos: Nádia Fontana - Foto: Nani Gois/ ALEP

Os deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias de irregularidades nos portos de Paranaguá e Antonina realizam nova reunião amanhã (29), às 10 horas, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, para definir a agenda de trabalho dos próximos dias. Na semana passada (no dia 21), a CPI já aprovou dois requerimentos que determinam que a APPA  repasse à Comissão todos os documentos referentes a licitações e chamamentos públicos feitos pela autarquia a partir de 2006.
Nos documentos, os deputados também solicitam à Polícia Federal e ao Ministério Público federal cópias da investigação das operações “Dallas” e “Águas Turvas”, deflagradas no início do ano. Outra medida aprovada é a visita dos parlamentares aos portos de Paranaguá e Antonina, o que deve acontecer na primeira quinzena de julho. “Vamos estudar os documentos e aprofundar a apuração de algumas denúncias e, a partir daí, começaremos a chamar as pessoas para prestar esclarecimentos”, explicou o presidente da CPI, Douglas Fabrício (PPS).
Outro alvo de interesse dos deputados são as ações trabalhistas envolvendo os portos paranaenses. Através do requerimento encaminhado por Douglas Fabrício, a CPI está pedindo um relatório com as datas, valores pagos e as defesas feitas pelo setor jurídico da APPA.  No mesmo documento os deputados pedem informações sobre as operações do terminal Barão de Teffé, de domínio da APPA. “Há denúncias graves sobre estes dois assuntos que ainda não foram investigadas pelo Ministério Público Federal. Portanto, é dever da CPI fazer esse levantamento para que a população do Paraná saiba o que de fato está acontecendo em Paranaguá”, disse Douglas.
A CPI, comandada por Douglas Fabrício é integrada ainda pelos seguintes parlamentares: Jonas Guimarães (PMDB), Stephanes Junior (PMDB), Ademir Bier (PMDB), Mauro Moraes (PSDB), Professor Lemos (PT), Evandro Junior (PSDB), Hermas Brandão Junior (PSB), Rasca Rodrigues (PV), Elio Lino Rusch (DEM) e Fernando Scanavaca (PDT), escolhido relator. Os trabalhos devem ser concluídos em 120 dias (o prazo pode ser prorrogado caso isso seja necessário), quando será apresentado ao presidente do Poder Legislativo e ao Plenário, um relatório final.