Curso de capacitação em segurança escolar da Polícia Militar é apresentado aos deputados O comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da PM-PR, major Ricardo Costa, explicou as ações de segurança nas escolas já em desenvolvimento.

18/04/2023 17h14 | por Antônio Dilay
Apresentação ocorreu no  início da sessão plenária desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa.

Apresentação ocorreu no início da sessão plenária desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Por iniciativa do deputado Artagão Junior (PSD), compareceu ao Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (18) o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), major Ricardo Costa, que explicou sobre a segurança escolar e as ações que estão sendo desenvolvidas entre as Secretarias de Segurança Pública e da Educação no sentido de prevenção, orientação, capacitação e treinamentos nas unidades estudantis do Paraná.

O deputado Artagão Junior (PSD) disse que “este tema da segurança escolar tomou conta de todas as discussões e preocupações das famílias paranaenses em função dos fatos que vêm acontecendo em escolas pelo Brasil e por isso é relevante mostrar que aqui na Assembleia Legislativa promovemos o debate para promover soluções que atendam os anseios da população”.

O major Costa apresentou o Curso de Capacitação em Segurança Escolar oferecido pelo governo estadual por meio de uma parceria do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

A capacitação tem por objetivo é preparar a comunidade escolar diante de possíveis situações de violência ou ameaças à segurança dentro das escolas. O treinamento será adotado como protocolo tanto para a comunidade escolar, quanto para as forças de segurança do Paraná.

O comandante do Batalhão de Patrulha Escolar, major Ricardo Costa explicou que “o curso foi pensado para que toda comunidade escolar possa receber orientações. Esses casos de um agressor ativo que temos visto acontecer é apenas um dos módulos do curso. São várias situações, como a resolução pacífica de conflitos, o conhecimento e identificação de situações de assédio, além de possíveis casos de bullying. Mas infelizmente tivemos essas situações trágicas recentes e por isso estamos dando uma ênfase maior ao módulo segurança”.

“Além dos gestores e professores, procuramos demonstrar ao aluno como agir em cada situação. Nós estamos passando estas orientações aos diretores, aos técnicos de cada núcleo Regional do estado e eles serão multiplicadores destas informações e poderão fazer simulações com os alunos nas suas escolas”, concluiu o major Costa.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, “além do treinamento para servidores da Educação, as iniciativas incluem a ampliação da presença de policiais no ambiente escolar e dos sistemas de monitoramento por câmera, entre outras. Com carga horária de 30 horas, o curso está sendo ministrado para mais de 2 mil profissionais dos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação) até o fim da primeira semana de maio, impactando indiretamente os cerca de 100 mil profissionais da rede estadual de ensino. Essas ações também entrarão no calendário escolar da Seed-PR a partir do fim de abril”, informou.