Curso explica influência geográfica na decisão eleitoral da população Aula desta sexta-feira ensinará a usar ferramentas e montar mapas de georreferenciamento.

24/11/2022 13h18 | por Vanderson Luiz

A aula foi organizada pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O estatístico Renan Arnon de Souza, doutorando em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) compartilhou nesta quinta-feira (24) um pouco dos seus estudos e conhecimentos sobre como questões sociais e geográficas influenciam a decisão do eleitor brasileiro.

A aula faz parte do curso sobre Geografia Eleitoral, organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Laboratório de Práticas Legislativas da UPFR (Lplegis), e terá a segunda parte nesta sexta-feira (25), a partir das 10 horas, no Auditório Legislativo da Casa de Leis ou por meio do aplicativo Zoom.

A primeira parte foi dedicada a apresentar conceitos da geografia eleitoral, sua evolução no cenário brasileiro e elementos práticos de sua aplicação no dia-a-dia. “Aqui a gente entendeu a importância de usar as ferramentas tanto em mapas, na parte política, quais são as possibilidades e quais são as principais correntes dessa área. Foi um dia de gerar curiosidade, sobre o porquê a política utilizar mapas e suas explicações”, esclareceu Renan. “A gente viu como características regionais, municipais, também da população que a compõe, a parte social e demográfica, como tudo isso influencia o eleitor na hora que chega na urna dar o seu voto”.

A aula despertou a curiosidade das mais de uma centena de participantes, que também tiveram a oportunidade de fazer perguntas, esclarecendo dúvidas e saciando curiosidades, tentando entender um pouco do cenário eleitoral recente.

Nesta sexta-feira (25), o tema Geografia Eleitoral será debatido na prática, sob o comando do professor Diogo Tavares, que vai abordar como é possível utilizar ferramentas de forma prática, simplificada e, o mais importante, gratuitamente, para entender o perfil e características do eleitor. Estas peculiaridades também são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas e sociais.